A rotatividade do mercado de trabalho no Brasil continua alta: 8,8 milhões que estavam ocupados perderam o emprego ou saíram da força de trabalho, enquanto outros 9,4 milhões de inativos ou desocupados conseguiram uma vaga. Contudo, entre esses 9,4 milhões que conseguiram ocupação, a taxa de informalidade foi de 74%, quase o dobro daquela do mercado de trabalho em geral (39%).
Além disso, só 17% conquistaram postos com carteira assinada. Dos “novos ocupados”, 23% foram incorporados sem carteira ao setor privado, enquanto 35% tornaram-se trabalhadores por conta própria, a maioria (86,2%) sem formalização - só 14% contribuíam para a Previdência.
Os números são do último boletim Emprego em Pauta, divulgado pelo Dieese neste mês e que são o tema do programa TV Bancários Web desta sexta-feira, que vai entrevistar o economista do departamento César Andaku, um dos responsáveis pelo estudo.
Ao vivo, o programa vai ao ar a partir das 15h, com transmissão pelas redes sociais do Sindicato. Você pode participar enviando suas perguntas e/ou comentários para o tvbancarios@bancariosdf.com.br. As edições passadas estão disponíveis no nosso canal do Youtube: http://bit.ly/2nk23zh.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados
Feito por Avalue Sistemas