Vitória: bancários e vigilantes pressionam, e Itaú vai melhorar segurança na agência Ceilândia Centro

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Em mais uma ação contra a redução do quadro de vigilantes nas agências, a falta de segurança para funcionários, clientes e usuários e a política antissindical que adotou contra os trabalhadores e seus dirigentes sindicais, bancários e vigilantes paralisaram na manhã desta quinta-feira 2 a agência do Itaú da Ceilândia Centro.

 

A agência só voltou a funcionar após os dirigentes sindicais serem recebidos em reunião pelos representantes do banco, que, pressionados, suspenderam as medidas e anunciaram o retorno imediato dos trabalhadores desligados aos seus postos de trabalho, a instalação de câmeras de segurança na unidade e o conserto da porta giratória.

 

“Foi uma semana de intensas atividades, com várias paralisações conjuntas do Sindicato dos Bancários de Brasília e do Sindicato dos Vigilantes do Distrito Federal. Pressionamos e o Itaú teve de reconhecer as legítimas reivindicações dos trabalhadores. É obrigação do banco zelar pela segurança dos bancários, vigilantes, clientes e usuários”, ressalta Rodrigo Britto, presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília e da CUT-DF. “É uma grande vitória dos sindicatos dos Bancários e dos Vigilantes em mais uma luta em defesa da classe trabalhadora!”.

 

A agência tem quase dois anos de funcionamento e já foi roubada oito vezes. As últimas ocorrências aconteceram no início da semana, na madrugada da segunda 30 de julho e da quarta 1º de agosto, quando ladrões levaram computadores e até as câmeras de segurança.

 

Os dirigentes sindicais também negociaram com banco a possibilidade de manter um vigilante no local para o período noturno e fins de semana. “Mais segurança é uma questão essencial para todos”, resumiu o vice-presidente do Sindicato dos Vigilantes do DF, Paulo Quadros.

 

Apoio da população

 

Durante o protesto, os diretores do Sindicato dos Bancários também conversaram com a população sobre os altos lucros do Itaú e pediram apoio à luta da categoria por melhores condições de trabalho, de segurança e por mais contratações, de forma a melhorar o atendimento, por exemplo.

 

“O banco lucrou R$ 14,62 bilhões em 2011 e precisa ter responsabilidade social na prática. Tem que contratar mais funcionários e garantir as mínimas condições de segurança”, afirma Washington Henrique, diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília.

 

O empresário Douglas Rodrigues apoiou a atividade. “Sou cliente do Itaú na agência da Ceilândia e vejo a insegurança. Acredito que devemos lutar para conseguirmos melhorias na segurança e no atendimento”, declarou.

 

Thaís Rohrer

Do Seeb Brasília