VII Conferência de Saúde da Cassi-DF termina com saldo positivo

0

 “O resultado foi bastante positivo, inspirador e motivador para outros eventos como este”. Esta foi a avaliação do gerente da Unidade DF da Cassi, Sandro Sedrez, sobre a VII Conferência Estadual de Saúde da Cassi-DF, realizada pelo Conselho de Usuários, no Teatro dos Bancários, sede do Sindicato, durante esta quarta-feira (13). “Conseguimos municiar os participantes com um conjunto de informações e pontos de reflexão sobre como organizar um plano de saúde, num ano em que se vai fazer tantos debates relacionados à superação de crises”, destacou o gerente.

Sandro observou que, quando se fala em sistema de saúde, é particularmente delicado, uma vez que este assunto tem influência direta na qualidade de vida das pessoas. E argumentou que atuar numa instituição como a Cassi, que tem origem e identidade associativista, requer que de tempo em tempo  os associados sejam convocados para compartilharem conhecimentos. “É importante que o espírito coletivo não desapareça para encontrarmos, juntos, soluções para que a instituição evolua”, analisou.

O coordenador-geral  de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Roque Veiga, foi o último palestrante do dia. Ele falou sobre “A relação do sistema de saúde e a situação do trabalhador”. E informou que o Ministério da Saúde está trabalhando com afinco na implantação da Política Nacional da Saúde do Trabalhador no país.

“Essa implementação da saúde deverá alcançar toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) – os postos de saúde, hospitais, clínicas –, no sentido de que tenhamos a percepção da necessidade da prática de ações de promoção à saúde, na prevenção de acidentes e, principalmente, na vigilância da saúde no ambiente de trabalho”, ressaltou o palestrante.

Roque lembrou que, anualmente, são notificados no Brasil mais de 180 mil acidentes graves e fatais. “As doenças relacionadas ao trabalho estão cada vez mais crescentes, sendo que as LER/Dort e a saúde mental continuam sendo as principais causas do afastamento do trabalhador, principalmente dos bancários”.

Conselho de Usuários

O coordenador do Conselho de Usuários da Cassi-DF, Cláudio Alberto, procedeu à aclamação dos 14 novos conselheiros e garantiu estar bastante satisfeito com o resultado da VII Conferência. “Num momento adverso em que de fato não havia sequer a viabilidade financeira de realização, conseguimos realizar esta conferência no DF, com grande repercussão”, ponderou.

Na opinião de Cláudio, a troca de informação foi de grande importância, “com palestrantes de renome nacional e, principalmente, com pontos de vista diversos daqueles com que estamos acostumados a lidar na Cassi, que são pontos de vistas polares, antagônicos, de eleitos pelo corpo funcional e representantes do banco. Nós  saímos desse quadrado e fomos buscar visões de sustentabilidade do sistema de saúde para trazer à discussão”, comemorou.

Cláudio Alberto, coordenador do Conselho de Usuários da Cassi

Roque Veiga, coordenador geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde

Sandro Sedrez, gerente da Unidade DF da Cassi



Mariluce Fernandes

Do Seeb Brasília

Leia mais: VII Conferência de Saúde da Cassi-DF destaca sustentabilidade de modelo preventivo e mutualista
                Diretor eleito defende princípio da solidariedade da Cassi