Vacinação dos bancários e bancárias do DF contra a Covid começa neste sábado (3). Saiba como agendar e onde se vacinar

Primeira fase da imunização é para trabalhadores lotados nas unidades que realizam atendimento à população, agências

0

O GDF informou ao Sindicato que a previsão de abertura de agendamento pelos bancários é na quinta-feira 1º de julho

No próximo sábado (3), inicia a vacinação das bancárias e bancários contra a Covid – 19. Serão destinadas as primeiras duas mil doses do imunizante aos trabalhadores que estão lotados nas agências do DF.

Importante destacar que a conquista do Sindicato assegura, além dos bancários, a vacinação para vigilantes, serviços gerais, estagiários, lotéricos, todos os trabalhadores que atuam nos bancos e demais instituições no sistema financeiro.

A priorização da categoria bancária no Plano de Operacionalização da Vacina no DF, conquistada pelo Sindicato no último dia (10), é há muito defendida pela entidade junto ao GDF e demais instâncias, como o parlamento, conforme se observam nos ofícios e demais documentos e agendas de reuniões empreendidas pelo Sindicato.

“Nas diversas tratativas junto ao GDF, buscamos evidenciar os enormes riscos a que estão submetidos os bancários. Expusemos o drama das filas e aglomerações que ocorrem nas agências de maneira a reforçar a urgência da vacinação e, infelizmente, destacamos a evolução gritante no percentual de desligamento do trabalho por óbito entre os bancários, disparadamente um dos maiores entre os trabalhadores com vínculo formal de emprego, mais de 186% de crescimento, quando se compara dados dos primeiros trimestres de 2020 e 21”, relata o presidente do Sindicato, Kleytton Morais.

O direito à vacinação da categoria bancária é uma importante medida que corrige uma enorme falta do Estado e dos empregadores com as bancárias e bancários, que, declarados essenciais, estão ao longo de mais de um ano e três meses atuando na linha de frente no atendimento à população, de maneira a reduzir os efeitos econômicos da pandemia, colocando em risco a saúde e vida deles e de seus familiares.

Fases

Pelas tratativas junto à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a vacinação dos trabalhadores em bancos avançará à medida que o GDF receber lotes do imunizante e terá duas fases para grupos distintos, conforme priorização estabelecida em diálogo do Sindicato com o órgão público.

Na primeira fase serão vacinados os trabalhadores lotados nas agências e unidades que realizam atendimento à população. A vacinação dos demais será na fase seguinte.

A Fase I é a que se inicia neste sábado (3) e domingo (4) e se destina a todos trabalhadores lotados em unidades de atendimento ao público. “No compromisso assegurado pelo Sindicato, no último dia (10) junto ao governador Ibaneis Rocha, a nossa categoria será a próxima, após os rodoviários, a ser priorizada na vacinação. Logo, o que buscamos junto à Secretaria de Saúde desde o dia (14) é organizar o cronograma de vacinação dos bancários, de maneira a concretizar o compromisso honrado pelo governador”, esclarece Kleytton.

Agendamento

A vacinação dependerá de agendamento no site da Secretaria de Saúde do DF (SES DF). Acesse aqui: https://vacina.saude.df.gov.br/. O GDF informou ao Sindicato que a previsão de abertura de agendamento pelos bancários é na quinta-feira 1º de julho.

Responsabilidade dos bancos

Apesar dos ofícios enviados e reiterado por meio de notificação extrajudicial pelo Sindicato, solicitando as listas nominais com as informações necessárias para alimentação do sistema de dados da SES, os bancos – mesmo após entendimento da Fenaban com a representação dos trabalhadores, no último dia (23) – não repassaram as informações para que o Sindicato pudesse consolidar a listagem a ser enviada a Secretaria de Saúde do DF. Portanto, a responsabilidade e o risco no envio das listagens ao GDF são dos bancos e Fenaban.

O Sindicato chama atenção para esta postura adotada pelos bancos e destaca que a demora na consolidação e validação dessas informações junto à Secretaria de Saúde atrapalha o início da vacinação, como de fato já ocorreu.

“Nas conversas que fizemos com a SES DF, havia a possibilidade de termos iniciado a vacinação no sábado (26), o que não foi possível dada a demora no envio ou na forma incorreta e/ou incompleta com que os bancos repassaram os dados para a Secretaria”, lamenta Vanessa Sobreira, diretora da Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato.

“Abrimos a semana com a mesma preocupação, apesar de que, nesta segunda-feira, próximo às 19h, a Fenaban nos informou que todos os bancos encaminharam as listagens para a SES DF. Nossa tarefa agora é consolidar essas listagens junto ao governo, certificando-as para que a SES DF possa alimentar o banco de dados da Fase I e dar início ao agendamento no site para as primeiras duas mil doses”, destaca Kleytton.

“É necessário que estejam todos e todas atentos às informações divulgadas pelo site e redes sociais do Sindicato, assim como pela própria Secretaria de Saúde do DF. Será previamente divulgado o dia e horário para o início do agendamento no site da SES DF. Os contemplados na vacinação deste fim de semana serão as primeiras duas mil pessoas que realizarem o agendamento no site. Semelhante processo se dará nas próximas datas do calendário a ser definido junto à SES DF”, explica Rafaella Gomes, diretora da Secretaria de Saúde da Federação Centro Norte.

Locais

Os pontos para vacinação dos bancários e bancárias, definidos em conversas com a Secretaria de Saúde do DF, serão, em princípio, os instalados no Parque da Cidade e no Setor Policial Sul.

“Foi uma grande luta para conquistar o direito de sermos incluídos entre as categorias prioritárias no plano de vacinação. Foi uma vitória da nossa capacidade de organização e de mobilização. Agora temos que permanecer atentos e prontos para novas ações coletivas em caso de novos percalços no processo acertado entre o Sindicato, o GDF e a Fenaban. É igualmente importante que cada um e cada uma faça valer esse direito, se cadastrando quando o agendamento estiver disponível, para que o imunizante chegue ao braço de todos e todas”, salienta a secretária de Saúde do Sindicato, Vanessa Sobreira.

Da Redação