Unibanco é multado por fim de serviço grátis

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O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, aplicou multa de R$ 1,36 milhão ao Unibanco, sob o argumento de que a instituição lesou os direitos de correntistas ao substituir o sistema de atendimento ao cliente do serviço 0800, com ligação gratuita, para as chamadas pagas via discagem do 0300.

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, aplicou multa de R$ 1,36 milhão ao Unibanco, sob o argumento de que a instituição lesou os direitos de correntistas ao substituir o sistema de atendimento ao cliente do serviço 0800, com ligação gratuita, para as chamadas pagas via discagem do 0300.

O processo administrativo correspondente ao caso começou a tramitar no final de 2002, quando o DPDC julgou insuficientes as explicações que lhe foram encaminhadas pelo Unibanco, alegando que a mudança não lesara os clientes, que teriam sido informados a contento e poderiam passar a usar serviços de atendimento por telefones fixos e também pela internet.

O banco tem dez dias para apresentar recurso. O Unibanco informou que não foi formalmente intimado pelo Ministério da Justiça e que, por isso, não tem elementos suficientes para se pronunciar a respeito do caso.

Conforme os cálculos do DPDC, foram lesados 5,04 milhões de clientes do Unibanco, que teriam passado a pagar R$ 0,27 para cada minuto de ligação para ter acesso a um serviço que antes era gratuito.

Folha Online