Teatro dos Bancários recebe Odair José e a cia. de comédia Os Fantásticos na 39ª edição do ArteFato

0

Dia 10 de julho será dia de ir do riso solto às canções nostálgicas censuradas pelo regime militar, que via nas letras do ídolo um atentado contra a moral e os bons costumes

Ele não apenas conquistou multidões nos anos 1970, tornando-se um ídolo popular, como também passou a ser referência cult a partir dos anos 2000. Considerado um dos maiores vendedores de discos do país nas últimas cinco décadas, já foi chamado de “o cantor da pílula” e “o Bob Dylan da Central do Brasil”. Sim, é ele, Odair José, quem estará no Teatro dos Bancários de Brasília, na 39ª edição do ArteFato, no dia 10 de julho, às 20h.

Com linguagem simples e que chega a toda a gente, em mais de 50 anos de carreira e mais de 40 álbuns, Odair José transformou a música em crônicas do cotidiano. Suas canções falam para as empregadas domésticas, cantam as prostitutas, os excluídos e, mais recentemente, os LGBTQIA+. “Assim de repente/ Eu fui percebendo/ Um outro desejo/ Me envolvendo/ Me seduzindo/ Tirando o meu freio/ Me conduzindo/ Sem qualquer receio/ De ser um absurdo/ Aos olhos do mundo […]”, diz a letra de “Desejo”, de 2024.

Para o secretário de Cultura do Sindicato, Sandro Oliveira, é um marco poder proporcionar ao público do DF um show com um artista como Odair José. “Ele é único, tanto por seu valor artístico-cultural quanto por sua história e por conseguir se comunicar com os mais diversos públicos e camadas sociais”. 

Quem iniciará essa noite em que o teatro inteiro, muito provavelmente, entoará “Eu vou tirar você desse lugar/ Eu vou levar você pra ficar comigo/ E não interessa/ O que os outros vão pensar […]”, será a companhia de comédia Os Fantásticos. Criada em 2010, a companhia é formada pelos artistas Alexandre Soca, Raphael da Matta e Tony Gil, bancário da Caixa Econômica Federal há mais de 20 anos.

Para celebrar os 15 anos de atividades, o grupo tem apresentado “Os Fantásticos 15 anos!”, um pocket show com os seus melhores esquetes. Prepare-se, porque a noite promete. Primeiro, boas risadas, para lavar a alma; depois, emoção à flor da pele e muito saudosismo.

A entrada do ArteFato é gratuita, sujeito à lotação, e os ingressos devem ser retirados pelo Sympla, a partir de 5 de julho. Agende a data e garanta o seu!

Serviço

ArteFato – 39ª edição
Local: Teatro dos Bancários
Endereço: EQS 314/315 BL A, Asa Sul
Dia e horário: 10 de julho, quinta-feira, às 20h
Ingressos: entrada franca, com retirada pelo Sympla a partir de 5 de julho. Sujeito à lotação
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Da Redação