Só o Sindicato tem informação segura para aposentados do Itaú Unibanco

0

Nos últimos dias têm chegado relatos aos sindicatos de que alguns trabalhadores aposentados ou próximos da aposentadoria estão sendo procurados pelo Itaú Unibanco com propostas de desligamento da empresa.

São várias as situações: trabalhadores aposentados e já com a conclusão do tempo exigido para que tenham direito ao Plano de Aposentadoria Complementar (PAC); funcionários próximos de se aposentar, mas sem o tempo para o PAC, entre outros casos. Cada um deles, no entanto, recebeu uma proposta diferente do banco para ser desligado.

Desde o início das negociações, os dirigentes sindicais deixaram claro que esse segmento de funcionários, com muito tempo de dedicação às empresas, teria de ser valorizado no processo de incorporação.

Foram encaminhadas ao banco premissas para as negociações de um plano de incentivo à aposentadoria como: adesão opcional e voluntária, critérios claros para o desligamento, valorização dos funcionários de acordo com seu tempo de empresa, redução da idade mínima do PAC de 55 para 50 anos, além da manutenção da PLR, da cesta-alimentação e do plano de saúde.

Embora tenha criado o centro de realocação como havíamos reivindicado, o banco ainda não apresentou proposta para o incentivo à aposentadoria. Assim, qualquer oferta feita diretamente aos trabalhadores não tem aval do Sindicato. É preciso que haja haja um acordo negociado para isso, a partir das premissas que propusemos ao banco. O incentivo à aposentadoria, com adesão voluntária, abriria novas vagas a serem ofertadas no centro de realocação.

Os bancários aguardam agora que o banco agende negociação o mais rápido possível.

Os trabalhadores devem procurar os representantes do Sindicato, caso sejam procurados pelo banco. O sigilo será garantido.