Sindicatos retomam negociações sobre jornada de trabalho com a Caixa no dia 24

0

A Contraf-CUT e a Caixa Econômica Federal se encontram no próximo dia 24, às 11h, em Brasília, para nova rodada de negociações. Inicialmente marcada para o dia 10 de fevereiro e adiada unilateralmente pelo banco, a reunião e representará a retomada das negociações permanentes, iniciadas no dia 22 de janeiro.

Entre os principais temas em discussão estarão a jornada de trabalho e os desdobramentos de conquistas da Campanha Salarial de 2009, como eleições para Cipas, Saúde Caixa e comitês de combate ao assédio moral.

A reivindicação da representação nacional dos empregados é de jornada de seis horas para todos os bancários, sem redução salarial. “É preciso aumentar cada vez mais nossa mobilização e organização para responder à altura às tentativas da direção da Caixa de dividir nosso movimento, retirar conquistas e impor perdas financeiras e outros prejuízos à categoria. Não vamos aceitar redução de salários. Isso é inconcebível, inegociável, inaceitável e imoral”, diz Enilson da Silva, diretor do Sindicato.

Na rodada do dia 22 de janeiro, a Contraf/CUT e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) denunciaram as más condições de trabalho nas agências e áreas-meio da empresa, provocadas principalmente pela falta de empregados nas unidades. A carência de mão-de-obra traz, em consequência, a extrapolação constante da jornada de trabalho.