Sindicatos debatem emprego com a Fenaban nesta quinta (6)

0


O segundo encontro virtual de negociação entre representantes dos bancários e a Federação Nacional dos Bancários será realizada nesta quinta-feira, a partir das 14h. A manutenção do emprego é um dos eixos da campanha da categoria.

“Diante dos ataques vindos tanto do governo Bolsonaro, a partir das tentativas de flexibilizar, precarizar e facilitar os processos de contratação e demissão dos trabalhadores, quanto dos banqueiros, que a despeito dos crescentes lucros tentam seguir com a marcha da insensibilidade, mais do que nunca é preciso entender a responsabilidade que o sistema financeiro tem em produzir respostas efetivas para que o financiamento à produção, da micro, pequena e média empresa, responsável pela maioria dos empregos gerados no país, ocorra”, frisou o presidente do Sindicato e integrante do Comando Nacional dos Bancários, Kleytton Morais. 

Para ele, “do mesmo modo, nós, dirigentes bancários exigiremos dos bancos o tão anunciado compromisso que eles dizem ter com a responsabilidade social. Queremos que seja cumprido o compromisso de não demissão durante a pandemia, assumido com o movimento sindical e fartamente por eles divulgado na imprensa”, complementou.

De março de 2014 a março deste ano, foram 3.041 agências fechadas nos cinco maiores bancos.Em análise, a quantidade de trabalhadores admitidos no sistema bancário chega à metade do número de bancários demitidos em determinados períodos. Os lucros, por outro lado, aumentaram exponencialmente, fortalecendo ainda mais a pauta dos trabalhadores pela manutenção dos empregos. 

Depois de uma alta de mais de 30% no número de bancários admitidos entre 2005 e 2013, o percentual teve redução de 11,6% de 2014 a 2018.

Mobilização online

Durante a reunião, o Comando Nacional dos Bancários convoca a categoria a se manifestar nas redes sociais pela manutenção dos empregos. A hashtag sugerida para impulsionar a negociação de hoje é #NaLutaPeloEmprego.

Joanna Alves
Do Seeb Brasília