Sindicato visita prédio do CNAIM da Caixa para conversar sobre Cipa e delegado sindical

0

01042011-Caf_Func_CEF_SIA_-FG_080

Os empregados da Caixa que trabalham no prédio do CNAIM do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) participaram de café da manhã organizado pelo Sindicato nesta sexta, 1º de abril. “Viemos falar da importância da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), papel do delegado sindical e para estreitar as relações entre Sindicato e a categoria”, frisa Antônio Abdan, diretor do Sindicato e empregado da Caixa.

 

01042011-Caf_Func_CEF_SIA_-FG_121

 

A atividade faz parte da campanha do Sindicato para conscientização sobre a importância da Cipa. “A comissão assegura as boas condições de trabalho. Ele recebe recebe treinamento para auxiliar os colegas nas situações de emergências, de modo que pode fazer uma grande diferença na prevenção de acidentes”, afirma Fabiana Uehara, secretária de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato.

 

As inscrições para as eleições da Cipa da gestão 2011/2012 da Caixa estão abertas até o dia 8 de abril. A CNAIM pode eleger dois membros, um titular e um suplente.

 

•    Confira mais informações sobre as atribuições da Cipa

 

Os bancários também debateram o papel dos delegados sindicais. A eleição dos delegados sindicais nos locais de trabalho é uma conquista histórica do movimento sindical para representar os funcionários da dependência junto ao Sindicato. Eles participam de reuniões para discussão de problemas nas dependências, trazem as reivindicações relativas às condições de trabalho, fiscalizam o cumprimento dos contratos coletivos, da legislação trabalhista e previdenciária, recebem e encaminham denúncias e contribuem para a mobilização quando da Campanha Nacional.

 

A eleição de novos delegados sindicais para 2011 na Caixa devem ocorrer em junho. O mandato do representante sindical é válido por um ano, e todos os bancários têm direito a voto, mas só os sindicalizados podem se candidatar. Os delegados têm estabilidade de um ano.

 

01042011-Caf_Func_CEF_SIA_-FG_192

 

Durante o café, os dirigentes sindicais lembraram ainda do acordo aditivo para Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho, que foi assinado por diversos sindicatos com nove bancos, entre eles a Caixa. No acordo, de adesão voluntária, as instituições comprometem-se a declarar explicitamente condenação a qualquer ato de assédio. Os bancários poderão fazer as denúncias ao Sindicato, que é signatário do acordo.

 

O evento também serviu para a apresentação da Comissão Local de Política de Reconhecimento e Valorização (PRV) da Caixa e para a confraternização dos aniversariantes do primeiro trimestre.

Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília