Sindicato vai ingressar com novo protesto de interrupção de prescrição

0

O Sindicato vai ingressar em breve com novo protesto de interrupção de prescrição para todos os bancários e bancárias sindicalizados que têm direito ao pagamento das 7ª e 8ª horas indevidas. Podem participar os trabalhadores que não estejam em nenhum dos protestos anteriores.

 
Juntamente com a sua assessoria jurídica, a LBS Advogados, o Sindicato sempre foi vanguarda na luta pela garantia dos direitos das bancárias e bancários, notadamente no que diz a respeito à jornada legal de 6 horas.
 
Em 2005, o Sindicato inovou no meio jurídico quando utilizou pela primeira vez a figura do protesto de interrupção de prescrição, importante instrumento de defesa do trabalhador, pelo qual o bancário pode hoje pleitear até 10 anos de direitos trabalhistas, sobretudo horas extras.
 
Por estar sob dependência econômica do empregador, normalmente o empregado não pode demandá-lo na justiça, em função de prováveis retaliações. Assim, o empregador acaba sendo beneficiado com a passagem do tempo, já que o empregado só pode reclamar os últimos 5 anos.
 
Ação coletiva
 
Porém, com a utilização da ação coletiva de protesto, o Sindicato interrompe a prescrição em favor dos bancários e bancárias sindicalizados.

“Trata-se de uma acertada estratégia jurídica construída ao longo dos anos e que vem beneficiando milhares de bancários sindicalizados”, diz a secretária de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Marianna Coelho. 

 
É importante destacar que o trabalhador só pode se beneficiar de protesto judicial uma única vez. Cabe lembrar também que, além do prazo de 5 anos, o protesto também interrompe o fluxo dos 2 anos posteriores à rescisão, que é o limite para quem se desliga do emprego dar entrada na ação judicial.
 
Atualmente, o Sindicato conta com 19 (dezenove) protestos vigentes do Banco do Brasil, BRB, Caixa, HSBC Bank, Itaú Unibanco, Banco Estado do Rio de Grande, Banco da Amazônia, Banco Safra,  Banco do Nordeste, Bradesco, Banco Mercantil do Brasil, Santander, Citibank, Banco Industrial e Comercial – BIC, Poupex,  Aymoré, BV Financeira , Economisa, Financeira Alfa.
 
Sindicalize-se

Para se beneficiar da ação é necessário ser associado do Sindicato. Além de dar direito a uma série de benefícios, como os convênios e os descontos em atividades culturais, a sindicalização é uma forma importante de fortalecer a luta da categoria.
A Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sindicato está à disposição dos bancários para mais esclarecimentos no telefone 3262-9026.

Da Redação