Sindicato vai à Justiça contra decisão do BB de descontar dia de greve

0

O Sindicato ingressa nesta quinta-feira 16 com uma ação na Justiça do Trabalho contra a decisão do Banco do Brasil de descontar na folha de pagamento do mês de outubro o primeiro dia da greve da categoria, em 30 de setembro, conforme consta na prévia do contracheque dos funcionários.

Trata-se de mais um instrumento de coação de que o BB lança mão na tentativa de desmobilizar os bancários e enfraquecer a greve da categoria, que completa 17 dias no DF nesta quinta e oito dias em todo o Brasil, registrando forte adesão do funcionalismo.

“Os trabalhadores não devem se intimidar. O BB não está acima da estrutura jurídico-constitucional do país. Contamos com o amparo constitucional para participar da greve, e é um direito assegurado em lei”, lembra o presidente do Sindicato, Rodrigo Britto, numa alusão à Lei 7.783, mais conhecida como Lei de Greve, aprovada em 1989 pelo Congresso Nacional.

De acordo com a assessoria jurídica do Sindicato, somente o acordo coletivo ou decisão judicial podem definir o desconto ou a compensação dos dias parados. Qualquer procedimento fora disso caracteriza ilegalidade.