Sindicato reverte demissões no Itaú e HSBC

0

Mais uma vez a atuação dos representantes trabalhadores conseguiu reverter os desmandos dos bancos diante de demissões ilegais de bancários doentes. O Sindicato já reverteu três demissões em 2015 – uma no HSBC e duas no Itaú – de funcionários que estavam com doenças ocasionadas pelo trabalho e mesmo assim foram demitidos.

O Sindicato alerta que os bancos estão praticando demissões arbitrárias de bancários adoecidos pelo trabalho e que a situação deve ser denunciada, já que esses desligamentos são ilegais.

“Nós continuamos a negociar com o Itaú para reverter outras demissões de bancários doentes. Continuaremos a lutar para que esse tipo de situação não volte a ocorrer dentro dos bancos, que tanto lucram e conseguem resultados positivos às custas da exploração dos funcionários. Buscamos o diálogo com a instituição em primeiro lugar, mas, se necessário, buscamos a Justiça”, destaca Louraci Morais, diretora do Sindicato e funcionária do Itaú.

O Sindicato informa que os bancários não devem trabalhar doentes, bem como se faz necessário que eles se resguardem perante a lei com a entrega de atestado médico ao departamento indicado em cada instituição.

“Conseguimos reverter a demissão do bancário que estava com LER/Dort decorrente do trabalho. A saúde do trabalhador deve estar em primeiro lugar e seguimos com a luta contra as demissões. O Sindicato não homologa demissão de bancário doente em nenhuma hipótese”, afirma o diretor do Sindicato e bancário do HSBC Paulo Frazão.

Os bancários podem denunciar demissões arbitrárias e tirar dúvidas sobre o assunto. A Central de Atendimento do Sindicato recebe as demandas por meio do número 3262-9000.

Da Redação