Sindicato repudia ações criminosas em agências e exige mais segurança

0

As ações criminosas em agências bancárias do Distrito Federal estão se tornando rotineiras e preocupam o movimento sindical. Na madrugada de segunda-feira (19), ocorreram mais dois ataques a caixas eletrônicos, totalizando seis somente este ano, além de dois assaltos – um no final do ano e outro no dia 6 deste mês. Desta vez, os alvos de arrombamentos foram as agências do BRB da QR 304, em Samambaia Sul, e do Banco do Brasil da QNE 17, em Taguatinga Norte.

O Sindicato compareceu nas duas agências para prestar assistência necessária aos trabalhadores e reiterar a necessidade de mais investimentos em segurança bancária e respeito à vida. “Nós repudiamos a resistência dos bancos em investir em segurança, expondo bancários, vigilantes e clientes a situações de violência”, ressalta o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo.

Para o dirigente sindical, a vida das pessoas deve estar em primeiro lugar. “Infelizmente, os bancos ainda enxergam a segurança como custo, que pode ser reduzida para aumentar ainda mais os lucros. E, por isso, agem com total descaso”, avalia Araújo.

Desta vez, a ação dos bandidos começou por volta das 4h, quando eles explodiram a porta de entrada e danificaram alguns caixas eletrônicos do BRB em Samambaia. Câmeras de segurança registraram a ação criminosa, quando três homens encapuzados apareceram, dois com pés de cabra nas mãos e outros com uma banana de dinamite.

Após a explosão, quando parte do teto desabou, os ladrões fugiram, mas não levaram nada porque o alarme tocou. Polícia Militar e bombeiros chegaram ao local em 10 minutos, e interditaram a área.

Duas horas depois, às 6h, em outra ação, criminosos tentaram arrombar o caixa eletrônico do Banco do Brasil, em Taguatinga, utilizando um maçarico, mas não obtiveram êxito.

Arrombamentos

Neste ano, o primeiro caso de arrombamento ocorreu no dia 6, no Shopping Pier 21, no Setor de Clubes Sul. Três homens armados renderam os vigilantes, mas não conseguiram explodir o cofre do caixa, apenas a parte externa do equipamento. Eles decidiram fugir sem levar nada, após ouvirem pelo rádio outros vigilantes alertando sobre o assalto.

Dois dias depois, em Taguatinga Norte, na QNA 16, os criminosos arrombaram um caixa eletrônico do Santander, com um maçarico. Para não chamar a atenção, eles cobriram o vidro da agência com um pano preto. A polícia estima que os ladrões levaram R$ 70 mil.

Já no dia 13, os bandidos optaram por um caixa eletrônico instalado em um posto de combustível na QI 21 do Lago Sul. A suspeita é de que bandidos tenham usado uma furadeira para arrombar o terminal. De acordo com a Polícia Militar, a porta traseira também foi aberta com uma chave. A ocorrência foi feita por volta das 15h40, depois que funcionários do posto notaram algo estranho no caixa.

Na madrugada de quinta-feira (16), foi a vez de uma agência bancária do Santander da 504 Norte, quando três homens usaram  um maçarico para abrir um dos caixas eletrônicos. Os bandidos fugiram.

Assaltos

A falta de segurança terminou em tragédia, no dia 6 deste mês, na agência dos Correios de Taguatinga Centro, onde funciona o Banco Postal, com a morte do sargento reformado do Corpo de Bombeiros Francisco Antônio de Sousa Barros, 56 anos.

Um dia antes do Ano Novo, bancários, clientes, usuários e vigilantes foram surpreendidos com um assalto em uma das agências do Itaú da 510 Sul. Três bandidos renderam dois vigilantes da unidade para entrar no local. O dinheiro dos caixas foi roubado e os assaltantes fugiram.

Leia mais:

Sindicatos protestam contra falta de segurança no Itaú da 510 Sul
Santander da Comercial Norte tem caixa arrombado na quinta (8)
Assalto aos Correios em Taguatinga resulta na morte de sargento
Insegurança em agência do Itaú da 510 Sul expõe bancários em assalto 

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília, com informações do Jornal de Brasília