Sindicato reivindica e Cooperforte concederá 7,5% de reajuste

0

03102012-Reunio_Cooperforte-fg_14
Os diretores do Sindicato Talita Régia e Eduardo Araújo, na reunião com a Cooperforte nesta quarta-feira

 

Em reunião nesta quarta-feira 3, a Cooperforte atendeu reivindicação do Sindicato dos Bancários de Brasília e concederá reajuste de 7,5% sobre os vencimentos vigentes, o mesmo percentual conquistado pelos bancários junto à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), após greve nacional de nove dias. Ao término da negociação dos bancários, a diretoria do Sindicato procurou a cooperativa, para que, com a aplicação do mesmo reajuste salarial dos bancários para os cooperativários, fossem valorizados aqueles que tanto colaboram para a boa gestão realizada pela direção da Cooperforte.

 

“Trata-se de um acordo muito positivo, que reforça a nossa estratégia de apostar sempre na via negocial como o principal instrumento para a solução de conflitos e de valorização dos funcionários”, resume a secretária de Formação do Sindicato e coordenadora de Juventude da Federação Centro Norte (Fetec-CUT/CN), Talita Régia.

 

Vale lembrar que, pelo acordo coletivo de trabalho em vigor, que tem validade de dois anos, tanto os salários quanto os demais benefícios econômicos deveriam ser corrigidos pela aplicação do INPC apurado no período de 1º de setembro de 2011 a 31 de agosto de 2012, mais 25% do mesmo INPC, o que significaria um reajuste de 6,74% este ano. Com o novo índice de 7,5% negociado pelo Sindicato, o acréscimo no reajuste é de 0,71% (um aumento real de 2% ante o 1,28% caso o índice a ser aplicado fosse 6,74%).

 

O acordo 2011/2013 contém uma série de conquistas importantes, como, por exemplo, o compromisso de ampliar a licença maternidade para 180 dias em 2013, a conquista do pagamento do auxílio alimentação para todos os funcionários, a desvinculação dos atestados médicos aos abonos assiduidade, que passou a vigorar em 1º de setembro deste ano, além do acréscimo de duas horas no adicional noturno, entre outros avanços .

 

Da Redação