Sindicato reforça mobilização com ‘arrastão’ no SBS, SCS e na Esplanada

0

Nesta quinta-feira (13) foi a vez do “arrastão” do Sindicato passar pelo Setor Bancário Sul (SBS), Setor Comercial Sul (SCS) e pela Esplanada. A visita aos locais de trabalho faz parte de um esforço concentrado do Sindicato para intensificar a mobilização da Campanha Nacional 2012.

Os dirigentes sindicais têm reforçado a necessidade da unidade da categoria, além de convocar os trabalhadores para a greve que começará a partir da terça-feira. “A assembleia geral realizada na quarta (12) aprovou o indicativo de greve a partir da próxima terça-feira (18) por tempo indeterminado. Essa decisão mostra a insatisfação dos bancários com a proposta apresentada pelos banqueiros. Este é o momento de unirmos forças para avançar nas conquistas”, afirma a secretária de Imprensa do Sindicato, Rosane Alaby.

Durante os protestos, artistas têm revelado, com a ajuda do Mister Mobilização,  os truques dos banqueiros para ganhar mais dinheiro e aumentar os lucros às custas da exploração dos bancários e da população. Além disso, estão sendo denunciados vários problemas enfrentados pelos trabalhadores e pelos usuários e clientes, como as filas longas por causa da falta de funcionários, a insegurança nas agências, o assédio moral, o adoecimento dos bancários decorrente da sobrecarga de trabalho e os juros e tarifas abusivos.

“Com a insistência dos patrões em negar as reivindicações dos trabalhadores, não temos outra saída senão a greve. Com lucros que ultrapassaram os R$ 25 bilhões somente no primeiro semestre, para citar o resultado apenas dois seis maiores bancos, uma proposta de apenas 6% de reajuste é vergonhosa”, aponta Fabiana Uehara, diretora do Sindicato e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

 

Pricilla Beine
Do Seeb Brasília