Sindicato reforça importância do uso dos EPIs e cumprimento do Protocolo 20

0

O Sindicato tem reforçado junto aos bancários a importância da prevenção e do uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para barrar a propagação da covid-19. No ambiente de trabalho, o uso de máscara e álcool 70% se tornaram fundamentais, além de obrigatórios, conforme decreto do GDF e orientação da OMS, para evitar o risco de contaminação.

Durante as negociações, no início da pandemia, os representantes dos bancários cobraram e os bancos concordaram em disponibilizar os equipamentos necessários para todos os funcionários, independente da categoria. Essa é uma das medidas que compõem o protocolo de segurança firmado entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Para Vanessa Sobreira, secretária de Saúde do Sindicato, “o uso da máscara serve para proteção de si mesmo, dos colegas, dos clientes e também da família do trabalhador, pois já é sabido que mesmo pessoas assintomáticas podem transmitir o vírus”.

Protocolo de intenções

No início de junho, a Contraf-CUT assinou um ‘Protocolo de ‘Intenções 01/2020’ com o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Federal, que estabelece ações práticas a serem cumpridas pela Caixa na prevenção de contaminação da Covid-19 no acesso aos serviços bancários.

O banco se comprometeu a cumprir uma série de medidas cobradas pelo movimento sindical nas negociações sobre as ações preventivas ao novo coronavírus. Além disso, o documento impede a adoção de práticas prejudiciais à saúde dos empregados, como a ampliação do horário de atendimento nas agências e o trabalho aos sábados e domingo frequentemente.

No caso de aglomerações, de abertura antecipada das agências e de extensão do horário de funcionamento ou atendimentos aos sábados e feriados, por exemplo, o banco deverá observar a jornada legal ordinária dos bancários e os termos previstos no Acordo e na Convenção Coletiva de Trabalho, ou dialogadas nas comissões de crise.

“Isso é importante, pois existem casos de bancários trabalhando até 15 horas por dia, em total desacordo com a legislação vigente e os acordos coletivos estabelecidos” observa a diretora do Sindicato e representante da Contraf-CUT nas negociações com a Caixa, Fabiana Uehara.

Denuncie

O Sindicato alerta aos bancários que o descumprimento ao uso dos EPIs e ao protocolo de segurança por parte dos bancos deve ser denunciado à entidade. Para comunicar, entre em contato pelo e-mail centraldeatendimento@bancariosdf.com.br, pelos telefones (61) 99965.6882 e 99656.3824 ou pelo chat no portal da entidade. O sigilo é garantido.

Da Redação