Os diretores da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) Washington Henrique e Edmilson Wanderley Lacerda estiveram, no início da tarde desta terça-feira (3), na agência do Itaú localizada no Setor Comercial Sul (SCS), atendendo a pedido do Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e Territórios (MPT/DFT), para novamente fiscalizar as condições de trabalho do local. Denúncias registradas em abril indicavam que bancários e bancárias da unidade estariam sendo impedidos de exercer o direito ao horário de almoço.
À época, para buscar uma solução, o diretor Washington Henrique entrou em contato com o gestor da agência, o qual prontamente atendeu ao Sindicato junto ao Setor de Relações Sindicais do banco. Após essa interlocução, novos funcionários foram contratados. Na vistoria desta terça, conforme solicitado pelo MTP, foi constatado que a situação apresenta melhorias e que todos os funcionários estão cumprindo seus horários de intervalo e almoço, conforme acordado anteriormente com o banco.
A agência do Itaú no SCS recebeu a carteira de clientes de quatro outras agências que foram fechadas. Antes, administrava cerca de 15 mil clientes. Atualmente, esse número dobrou, chegando a 30 mil. O quadro de funcionários, que contava com seis trabalhadores, foi ampliado para dez, além de dois estagiários e quatro gerentes de contas.
O aumento significativo no número de clientes gerou pressão sobre os trabalhadores, resultando em novas denúncias relacionadas a casos de assédio moral dentro da agência.
“Recentemente, o Sindicato lançou um canal de denúncias contra assédio moral e sexual. Viemos também distribuir o material para que a categoria possa registrar suas queixas sem precisar se expor, especialmente em bancos privados”, afirmou Edmilson Lacerda. “Trata-se de um canal seguro para formalizar denúncias.”
Washington Henrique destacou que a denúncia relacionada à negação do horário de almoço foi registrada novamente, desta vez junto ao MPT/DFT. “O Ministério Público encaminhou a denúncia ao Sindicato, que veio verificar a situação diretamente com os trabalhadores da agência, reafirmando o compromisso da entidade na defesa da categoria”, declarou.
Os dois diretores conversaram com os empregados da agência, que relataram que o problema já havia sido solucionado. Apesar disso, reforçaram que o Sindicato está à disposição para atender às demandas dos trabalhadores e trabalhadoras. Por fim, ressaltaram a importância do canal de denúncias contra o assédio moral e sexual, que pode ser utilizado sem expor o denunciante.
Da Redação