Sindicato realiza atividade em favor do Acordo Global para trabalhadores do HSBC

0

O Sindicato realizou hoje (28) um ato em frente à agência do HSBC na 502 sul. A manifestação com a entrega de jornais panfletos sensibilizou clientes e trabalhadores do banco quanto ao Acordo Global proposto pela UNI Global Union, sindicato mundial que representa cerca de 2 milhões de bancários no mundo. “O sucesso desse acordo garante direitos trabalhistas a todos os países” diz Raimundo Dantas, diretor do Sindicato. As atividades ocorreram em várias cidades do Brasil e em outros países onde há sede do banco.   

Paralelamente as atividades dos bancários no Brasil e no mundo ocorreu em Londres, uma Assembléia Geral dos Acionistas do Banco HSBC. No encontro os dirigentes sindicais da Inglaterra e da França participaram apresentando as demandas de valorização, respeito e dignidade no trabalho para os funcionários do HSBC.

Lançado nos dias 17 e 18 de março, o acordo se baseia em normas asseguradas em convenções da OIT (Organização Mundial do Trabalho), e diretrizes da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento). “Isso assegura, inclusive, o direito de organização sindical em países da América Latina, como a Argentina, onde não existem sindicatos da categoria”, completa Raimundo Dantas. Dirigentes sindicais de 19 países das Américas, Europa e Ásia oficializaram a criação do acordo. 

Também há um Marco Global com as reivindicações dos trabalhadores do Santander.