Sindicato quer discutir incorporação com Mantega

0

O Sindicato está agendando, por intermédio da deputada distrital Erika Kokay, reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir a situação da venda do BRB ao Banco do Brasil, dando continuidade à estratégia de defesa do Banco de Brasília como instituição financeira pública e dos direitos e conquistas dos funcionários.

Com esse objetivo, a diretoria do Sindicato já se reuniu com o presidente do BRB, Laécio Barros Júnior, com o vice-presidente do BB para Relacionamento com o Mercado, Aldo Luís Mendes, com os parlamentares da Câmara Legislativa e com o governador Arruda.

O Sindicato cobrou do governador seus compromissos que assumiu durante a campanha eleitoral do ano passado em relação ao BRB e seus funcionários, principalmente em reunião realizada no auditório da LBV, organizada pelo PPS, especialmente pelo então deputado distrital (hoje federal) Augusto Carvalho, cujo partido coligou-se com Arruda. Na ocasião, o candidato a governador disse que repelia qualquer iniciativa de privatização do BRB.

Depois de eleito, o governador mudou de posição. Já em maio deste ano, após os escândalos envolvendo diretorias da época de Roriz e um presidente nomeado por ele próprio, Arruda anunciou em reunião em São Paulo a intenção de vender o BRB — posição que ele reiteraria diversas vezes depois, pela mídia e a diversos interlocutores, dentre os quais o próprio Sindicato.

O Sindicato e parlamentares da Câmara Legislativa se reuniram em junho com o governador, ouvindo dele que a venda do BRB seria a última opção e que o GDF não faria nada sem antes dialogar com o funcionalismo do banco. Em agosto, em nova reunião com o Sindicato, o governador reiterou aquela posição.