Sindicato promove 4ª edição do Festival Mulher em Cena, em parceria com Instituto Arcana. Rodas de conversas começam na segunda (18)

0
Programação de abertura do evento, que começa na próxima segunda (18)

O Festival Mulher em Cena está de volta ao calendário cultural do Distrito Federal. Numa parceria do Sindicato dos Bancários e do Instituto Arcana, a sua 4ª edição conta com uma programação gratuita e diversificada, que prossegue até o dia 31 deste mês. Ao todo são 16 produções, oito rodas de conversas, além das oficinas que já estão sendo realizadas.

As rodas de conversas têm temas variados sobre afirmação das mulheres e superação das discriminações e violências. Os encontros começam na próxima segunda-feira (18) e vão até o dia 28, sempre às 19h. Seis delas contam com a participação de protagonistas dos espetáculos apresentados no festival, uma com militantes de movimentos sociais e outra com professora de práticas contemplativas.

O Protagonismo Feminino nos Movimentos Sociais será destaque da abertura do evento. Nos demais dias serão abordados os temas Processos Criativos e Maternagem; Narrativas Pessoais para a Pluralidade da Cena; Caminhos Poéticos e Ancestralidade; Vida Contemplativa e Engajamento Social; Desconstruindo Preconceitos na Sociedade Contemporânea; Provocações – Cultura em Tempos de Pandemia; e Caleidoscópicas – Inspirações para a Cena.

A mediadora das Rodas de Conversas será Najara Leite, indígena e socióloga em formação e coordenadora da Organização de Cultura e Comunicação Alternativa.

A secretária das Mulheres do Sindicato, Zezé Furtado, esclarece que o conceito do festival tem entre seus objetivos denunciar e combater a violência contra a mulher, uma realidade da sociedade brasileira que ocupa patamares alarmantes.

Espetáculos e oficinas

Ao todo, o festival apresenta, de 22 a 31 de outubro, 16 produções teatrais, sendo cinco espetáculos cênicos de curta duração. De versão online, as seis apresentações das montagens brasilienses terão o Teatro dos Bancários como palco das gravações.

Desde 14 de setembro, o festival vem promovendo seis turmas de quatro oficinas com temáticas distintas. Teatroterapia, Expressiva, Roda de Mulheres e Jornada das Masculinidades: para além do Herói — abrem espaços para vivências que estimulam a criatividade, o autoconhecimento e a consciência corporal, atravessadas pelo contato com o feminino.

Durante as oficinas são realizadas dinâmicas de grupo, jogos de socialização e teatrais, improvisações, técnicas de artes plásticas, dança e literatura. Uma, dirigida a homens, em especial, vai discutir a necessidade de desconstrução do machismo no dia a dia, o respeito às diferenças de gênero, a defesa da equidade e outros temas que sirvam à retomada de consciência.

A transmissão das Rodas de Conversas e dos espetáculos serão feitas pelo canal do Sindicato no Youtube e pelos canais do Instituto Arcana no YouTube. A programação pode ser acompanhada nas redes do Instituto em @institutoarcana no Facebook e no Instagram.

Da Redação