Sindicato promove o 2º Torneio de Xadrez de Integração

0

O Sindicato realizou no domingo (16) o 2º Torneio de Xadrez de Integração do Sindicato dos Bancários. O evento ocorreu na sede da entidade e contou com forte adesão da comunidade enxadrística, com 44 participantes, incluindo oito bancários sindicalizados. Além de troféus e medalhas, foram distribuídos R$ 1.800,00 em prêmios.

O ex-presidente da Federação Brasiliense de Xadrez (FBX) Flávio Sposto Pompêo foi o grande campeão, com 6 pontos em 7 possíveis. Também com 6 pontos, mas com pior critério de desempate, ficou o jovem estudante de Engenharia Civil da UnB Arthur Ferreira Rocha. Eduardo Bassani ficou em terceiro, com 5,5 pontos, seguido do Mestre Nacional de Xadrez, Sidnei Bissacot, em quarto, com 5 pontos. Cassio Sopko, da Caixa Econômica Federal, recebeu o prêmio de melhor bancário sindicalizado. No feminino, os destaques foram Maryana Izabelle Ferreira Leite, Marianne Barbosa Valcarcel e Isabela Europeu Ferreira. A arbitragem ficou a cargo de Agnaldo Braga da Silva e Anderson de Oliveira, da Federação Brasiliense de Xadrez. O evento foi válido para rating da Liga Brasileira de Xadrez (LBX).

Durante a cerimônia de premiação, o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, destacou que o torneio ofereceu excelente chance de integração entre os bancários e a comunidade enxadrística e ressaltou que o jogo de xadrez é considerado um patrimônio cultural da humanidade pela Unesco e um esporte pelo Comitê Olímpico Internacional. A cerimônia também contou com a participação da diretora de Formação do Sindicato, Teresa Cristina.

Flávio Sposto Pompêo, emocionado ao receber o prêmio, destacou que gostaria de doar sua parte da premiação à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-DF). Cássio Sopko, ao receber seu prêmio, agradeceu ao Flávio e disse que também doaria seu prêmio à APAE-DF. Um excelente gesto de solidariedade que contagiou a comunidade enxadrística do Distrito Federal.

Visita à APAE-DF

Flávio e Cássio estiveram na sede da APAE-DF nesta terça-feira (18). Acompanhados do bancário do Banco do Brasil e Diretor Financeiro da APAE-DF, Artur Antonio dos Santos Araújo, eles realizaram visita guiada e conheceram as atividades da Associação, como desenvolvimento acadêmico, espaços de esporte e lazer e oficinas profissionalizantes. Flávio propôs a implementação de projeto de xadrez nas unidades da APAE-DF e afirmou que, “além de ser um lazer muito divertido, o xadrez apoia o desenvolvimento de habilidades relacionais e cognitivas e pode auxiliar na inserção profissional de alunos da APAE como monitores, professores e árbitros do esporte”. O presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, também prestigiou a sede da APAE-DF, elogiou o projeto e afirmou que o Sindicato pode estudar formas de apoiá-lo.

Fonte: Coordenação do Torneio