Sindicato participa de evento em comemoração aos bancários aposentados

0

Uma tarde alegre e divertida. Assim foi a confraternização das bancárias e bancários aposentados das instituições financeiras públicas e privadas, realizada nesta sexta-feira (29), na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef-DF). Muita música, zumba fitness, show de mágica, bingo com sorteios de brindes diversos e rodízio de pizzas, além do reencontro com antigos colegas de trabalho, contribuíram para o êxito do evento alusivo ao Dia do Aposentado, comemorado no dia 24 de janeiro.

Mais de 100 aposentados prestigiaram o evento. Um dos momentos de maior descontração ocorreu quando os professores Jonathan e Gê, da Academia Isac Rocha, convidaram os aposentados para dançarem zumba. Muitos deles não se intimidaram e caíram na farra.

Logo em seguida, foi a vez do secretário de Imprensa do Sindicato, José Garcia, que também é bancário do Bradesco, mostrar seus dotes de mágico. Os idosos e as crianças presentes não desgrudaram os olhos das mágicas, numa clara demonstração de que a magia encanta a todos, independentemente de idade.

Ao cumprimentar os homenageados, o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, ressaltou a importância dos bancários aposentados na história de luta e conquistas da categoria durante toda a vida ativa desses trabalhadores. Ele reforçou que o Sindicato vai continuar mantendo a pauta de reivindicações desse segmento, para que não haja nenhuma perda nos seus planos de aposentadoria ou piora na qualidade do serviço de saúde, seja dos bancos públicos ou privados. E assegurou: “o Sindicato vai estar sempre presente e na luta pela manutenção dos direitos dos aposentados”.

Satisfeita com o sucesso do evento, Marlene Dias, presidente da Associação dos Economiários Aposentados (AEA-DF) e diretora da Apcef-DF,  destacou que esse encontro, que acontece anualmente, visa agregar os bancários aposentados. “É um motivo para que esses trabalhadores, que durante toda a sua trajetória profissional muito contribuíram para suas empresas, possam interagir e rever seus colegas. Muito me envaidece a presença de todos”, disse, garantindo que, no decorrer do ano, vai promover outros eventos direcionados a esse segmento.

Três aposentados da Caixa foram homenageados pela Funcef. Eles receberam um diploma pelos serviços prestados e os anos de vida dedicados ao banco.

Felizes e com muita energia

Aposentada da Caixa há 24 anos, Arli dos Santos era só alegria e motivos não faltaram para isso. Além de aproveitar bastante a festa, ela foi a primeira ganhadora do bingo. “Adoro participar dos eventos promovidos pela Marlene. Estou sempre presente, não perco mesmo”, comentou, acrescentando que a maioria de seus amigos é da Caixa. “Estamos sempre juntos”.  

Heloisa Cruz de Gouveia, aposentada do BNH em 1978, também demonstrava estar à vontade e bem alegre. Acompanhada da filha, ela lembrou um pouco do passado, quando foi aprovada no concurso da Caixa, mas não pôde assumir porque o pai não deixou.  “Naquela época, só podíamos ser professora”, lamentou.

Mas desde então, Heloísa passou a frequentar a AEA e faz todo o possível para participar de todas as confraternizações. “Eu sempre me considerei da Caixa e vou defender o banco até o fim”, afirmou.  

Já o aposentado do Banco do Brasil há 25 anos Antônio Augusto participou da festa pela primeira vez. E disse que estava gostando bastante e vai retornar em outras oportunidades. “Sou muito favorável a essas reuniões porque sinto falta de contato com outras pessoas e constatei que aqui é o lugar ideal para isso, além de reencontrar os antigos companheiros”, observou. 

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília