BRB: Sindicato participa da Comissão que discute PELO 35/2016

0

Nesta quinta-feira (19), será realizada na Câmara Legislativa do DF uma comissão geral para debater o Projeto de Emenda à Lei Orgânica (Pelo) 35/2016, de autoria da deputada distrital Telma Rufino. O projeto desobriga os funcionários do GDF a terem de abrir conta corrente no BRB para receber o salário.

Os bancários do BRB precisam estar presentes a esta comissão geral, pois ela pode ser determinante para o trâmite do projeto. A comissão se reunirá no plenário da Câmara Legislativa às 15h e será comandada pelo deputado Wellington Luis (PMDB), autor do requerimento da comissão.

O Sindicato está reivindicando ao banco a liberação de pelo menos dois funcionários por unidade para comparecerem à comissão. Independentemente da liberação ou não, é fundamental a presença de bancários do BRB, pois servidores que apoiam a medida estão se mobilizando para ir ao evento para defendê-la.

“Precisamos lotar aquele espaço. É o futuro do BRB como banco público que está em nossas mãos”, afirma Antônio Eustáquio, diretor do Sindicato. 

A perda da prerrogativa de se ter a conta pagamento dos funcionários do GDF representa um forte ataque ao banco, pois, a partir da abertura da conta para recebimento do salário, os gerentes do banco podem fidelizar este cliente, criando assim uma relação positiva para ambos. Ao não ter essa necessidade, os funcionários do GDF não podem ser alcançados pelos gerentes e demais funcionários da instituição financeira, deixando de ser um excelente cliente em potencial. Isto pode ser extremamente danoso.

“Outro aspecto importante é que o banco é uma empresa controlada pelo GDF, e seria uma incongruência o governo ter de remeter uma ordem de pagamento de um funcionário seu para uma instituição financeira que disputa mercado com o BRB”, ressalta o diretor do Sindicato Cristiano Severo, que finaliza falando da importância da presença de um número massivo de funcionários do banco na comissão geral.

Rosane Alves
Do Seeb Brasília