Sindicato negocia com HSBC proteção ao emprego dos bancários que trabalham no Secom

0

DSC03468

 

Preocupado com a situação dos bancários que trabalham no Setor de Compensação (Secom) do HSBC – que será desativado em alguns meses para dar lugar à compensação de cheques por meio de imagem digitalizada, em atendimento à determinação aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e regulamentada pelo Banco Central (BC) –, o Sindicato se reuniu nesta sexta-feira (22) com o superintendente regional de rede do banco, Giovani Cilindri, para pedir a transferência dos funcionários que ainda não foram realocados para outras unidades e departamentos.

Representado por seu presidente, Rodrigo Britto, e pelos diretores Paulo Frazão e Raimundo Dantas, ambos funcionários do HSBC, o Sindicato lembrou ao superintendente regional que o fechamento dos Secoms foi tema de negociação entre a Comissão de Organização dos Empregados (COE) e o HSBC em março deste ano.

“À época, o HSBC se comprometeu a realocar todos os funcionários”, acrescentou Frazão. “Diante desse compromisso assumido durante negociação com os representantes dos trabalhadores, estamos aqui para reivindicar que o acordo seja cumprido em Brasília”, reforçou Frazão.

Em resposta, Giovani Cilindri disse que fará o possível para transferir os funcionários do Secom. “Nossa intenção é aproveitar todos os bancários lotados no Secom. Sei que são bons profissionais e, por isso, nos esforçaremos para transferi-los. Basta a gente conseguir encaixá-los nas agências. Vocês têm o nosso compromisso, fiquem tranquilos”, reiterou o superintendente do regional de rede do HSBC. 

Segurança e campanha nacional

Integrante da Comissão de Segurança Bancária, Raimundo Dantas aproveitou o encontro para reivindicar do HSBC a compra de cadeiras especiais aos vigilantes de algumas agências e reforçar a instalação dos biombos em todas as unidades do Distrito Federal. “Os biombos não são a solução, mas podem inibir as chamadas saidinhas bancárias”, frisou Dantas.

Presidente do Sindicato, Rodrigo Britto informou ao superintendente regional do HSBC o andamento da Campanha Nacional Unificada 2011 dos bancários. “Estamos em fase de construção da nossa campanha, sendo que as reivindicações serão definidas durante a 13ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada em São Paulo nos próximos dias 29, 30 e 31 de julho”, observou.

A reunião também contou com a presença do coordenador de agências, Silvio Nogueira.

Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília