Sindicato mobiliza bancários do Gama e de Santa Maria

0

 

O Sindicato percorreu nesta sexta-feira 17 as agências do Gama e de Santa Maria em mais um dia de mobilização da Campanha Nacional dos Bancários 2012. E o Mister Mobilização mais uma vez esteve presente para desmascarar os truques dos banqueiros para com os bancários e a população.

 

 

Os artistas Joana Carvalho, Thaisa Ideomina, Camila Paula e Oséias Oliveira encenaram o embate entre banqueiros e trabalhadores. De um lado, eles, que tanto lucram e não investem em melhores condições de trabalho e atendimento. Do outro, está a mobilização da categoria para arrancar o atendimento de suas reivindicações.

 

“Revelamos os verdadeiros segredos dos banqueiros, o que fazem com o dinheiro que ganham explorando os clientes, os usuários e os trabalhadores. Demitem funcionários experientes e contratam novos por um salário menor; ou demitem bancários e contratam terceirizados; baixam os juros, mas aumentam as tarifas”, ressalta Eduardo Araújo, diretor do Sindicato.

 

Os problemas causados pela falta de bancários, seja pelas demissões, seja pela terceirização, foram os mais destacados durante as visitas nas agências. Não à toa, entre as principais reivindicações da categoria para virar esse jogo está o aumento das contratações para todo o setor, já que o déficit de funcionários causa uma série de transtornos como longas filas, sobrecarga de trabalho, adoecimento dos funcionários, extrapolação da jornada, entre outros.

 

Levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) confirmam que há uma diminuição da abertura dos postos de trabalho no setor financeiro em todo o país, mesmo com a expansão dos lucros. Segundo o Dieese, o ritmo de contratações caiu 83,3% nos primeiros três meses de 2012 em relação ao mesmo período do ano passado.

 

“Nossa campanha luta por melhorias na remuneração, pela igualdade de oportunidades e também por itens que favorecem a população. Queremos que os banqueiros distribuam a riqueza de forma justa e garanta boas condições de trabalho e atendimento. Para isso, precisamos estar todos mobilizados”, afirma Sandro Oliveira, diretor do Sindicato.

Incentivo à cultura e ao esporte

 

Durante as visitas, os funcionários também foram convidados para a Festa dos Bancários, que neste ano será realizada em 1º de setembro, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O cantor e compositor Jorge Aragão é a atração principal da festa, que também tem a dupla Pedro Paulo e Matheus e a Internacional Freeband. O evento comemora o Dia do Bancário, celebrado em 28 de agosto.

 

“Além da tradicional Festa dos Bancários, lembramos que estão abertas as inscrições para o campeonato de futebol, a Copa dos Bancários de Futebol Soçaite. Esses momentos são oportunidades de integração entre os colegas e momentos de descontratarão para aliviar o estresse diário”, diz Garcia Rocha, secretário de Cultura e Esporte do Sindicato.

 

Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília