Em dezembro de 2024, a Cassi lançou uma campanha de cobrança de contribuições pessoais sobre verbas salariais recebidas pelos filiados em ações trabalhistas e em acordos extrajudiciais celebrados em CCV/CCP, no período de 2010 a 2023.
O Sindicato dos Bancários de Brasília moveu ação coletiva para suspender essas cobranças, a fim de estabelecer critérios de transparência quanto à forma de cálculo, à correta incidência sobre as parcelas efetivamente devidas e à possibilidade de contestação, total ou parcial, pelos associados.
A Contraf-CUT moveu ação coletiva semelhante, mas celebrou acordo com a Cassi, possibilitando que as pessoas contempladas pelas condições negociadas possam aderir aos seus termos, em todo o Brasil, manifestando-se diretamente à entidade.
O Sindicato decidiu manter a ação judicial, diante das particularidades da sua base, onde os valores cobrados são sensivelmente mais altos e há um número expressivo de bancários e bancárias com contribuições antigas, em dezenas de milhares de reais.
Os desdobramentos judiciais serão informados à categoria pelo Sindicato, e será realizado plantão para atendimentos individuais, no dia 25 de outubro, com a participação da assessoria jurídica e do corpo diretivo da entidade.
Sindicato dos Bancários de Brasília