Sindicato lança cartilha sobre saúde do bancário na Câmara

0

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da saúde dos trabalhadores do sistema financeiro, o Sindicato publicou a cartilha ‘100% não é mais o limite: Riscos Psicossociais do Trabalho Bancário’. O lançamento ocorreu em audiência pública realizada na terça-feira (28), na Câmara dos Deputados.

De forma objetiva, a cartilha resume a pesquisa, de título homônimo, publicada em 2014, fruto de uma parceria entre o Sindicato, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde do Trabalhador e o Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB).

O estudo mapeou os indicadores sobre adoecimento da categoria, a partir da coleta e análise de dados de 2.111 bancários, com idade média de 38 anos e cerca de 13 anos de banco.

Segundo a pesquisa, cerca de 40% dos bancários e bancárias do Distrito Federal estão em risco de adoecimento, 60% já sofreram assédio moral no ambiente de trabalho e 70% vivenciam a indignidade.

“As questões relacionadas à saúde importa a toda categoria. Não é necessário que o trabalhador adoeça para procurar se cuidar. A prevenção será sempre a melhor escolha”, afirmou o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo.

A audiência foi convocada pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF), especialmente para discutir os resultados da pesquisa. Além da participação do Sindicato, o evento reuniu representantes de diversas entidades, entre elas: Ministério Público do Trabalho, Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e Emprego, Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Universidade de Brasília (UnB), Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN). 

Clique aqui para baixar a cartilha.

Confira abaixo os vídeos do evento:

Eduardo Araújo, presidente do Sindicato

José Avelino, presidente da Fetec-CUT/CN

Jorge Machado, coordenador-geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde

Adriane Reis de Araújo, procuradora Regional do Trabalho do Ministério Público do Trabalho

Ana Magnólia Mendes, psicóloga responsável pela pesquisa

Luciana Veloso, auditora fiscal do Trabalho

Erika Kokay (PT-DF), Bancária da Caixa e ex-presidenta do Sindicato e da CUT Brasília

Rosane Alves
Do Seeb Brasília