Como parte da Campanha de Combate ao Assédio Moral, Sexual e Outras Formas de Discriminação no Trabalho, o Sindicato promove nesta sexta-feira (13) um coquetel especial para o lançamento da cartilha “Será que foi assédio?” e de outros materiais da iniciativa. O evento contará com a participação especial da cantora Anna Moura. Será no foyer do Teatro dos Bancários, na sede do Sindicato (EQS 314/315), a partir das 18h, logo após o encerramento da Conferência das Mulheres.
Voltada para bancárias, bancários, trabalhadoras, trabalhadores e para a população em geral, a cartilha é mais uma ação do Sindicato no enfrentamento às diversas formas de violência e discriminação no ambiente laboral. “Enfrentar o assédio moral e sexual é uma das grandes diretrizes do nosso trabalho sindical”, afirma Zezé Furtado, secretária de Mulheres do Sindicato.
O lançamento é um desdobramento das iniciativas iniciadas em 2024, quando o Sindicato criou o canal de denúncia de assédio moral, sexual e outras formas de discriminação. Desde então, o canal já recebeu dezenas de denúncias e conta com um protocolo de acolhimento que segue as diretrizes da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2024/2026), garantindo o tratamento humanizado e a confidencialidade dos relatos.
Além da implantação do canal, foi realizado um curso de formação voltado a todos os funcionários e dirigentes sindicais. E em 2025, o compromisso com a pauta continua com a realização de ciclos formativos e atividades voltadas ao combate ao assédio e à construção de ambientes de trabalho mais seguros e respeitosos.
“O enfrentamento ao assédio moral e sexual é dever de toda a sociedade. Nós, bancárias e bancários, estamos comprometidos com a construção de ambientes de trabalho livres de violência. O Sindicato segue com as portas abertas e o canal de denúncia ativo. Nenhuma trabalhadora ou trabalhador deve enfrentar isso sozinho. Denuncie!”, conclui Zezé.
Da Redação