Sindicato integra campanha “Novembro Azul” pela saúde dos homens

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O Sindicato troca a cor da fachada do rosa para o azul em novembro, mês dedicado para ações de promoção à saúde do homem, principalmente contra o câncer de próstata. Internacionalmente, o mês chama a atenção sobre a importância da prevenção.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é que, entre 2016 e 2017, o Brasil tenha incidência de cerca de 61 mil novos casos de câncer de próstata, o tipo mais recorrente entre os homens. Neste sentido, o diagnóstico precoce é fundamental para a cura.

“Diante desses dados, nos damos conta que o câncer é um problema de saúde pública e que as políticas de prevenção e tratamento devem ser pauta permanente dos programas de governo, estendendo-se para além das campanhas de conscientização”, ressalta Mônica Dieb, secretária de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato.

Importância da campanha

Se a doença for detectada ainda no início, as chances de cura aumentam em 90%. Entretanto, um grande obstáculo a ser vencido é o preconceito com relação aos exames preventivos.

O Ministério da Saúde recomenda que os exames preventivos e do antígeno prostático específico (PSA) sejam realizados anualmente, principalmente pelos homens na faixa dos 50 anos. Para aqueles que possuem histórico familiar da doença, esses exames devem ser feitos a partir dos 45 anos.

Da Redação