Sindicato firma parceria com cooperativa de catadores e inicia projeto Lixo Zero

0

O Sindicato dos Bancários de Brasília será a primeira entidade no DF com gestão baseada no conceito ‘lixo zero’. A partir de uma parceria firmada com a Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do DF (Centcoop-DF), o Sindicato pavimenta o caminho para o máximo aproveitamento e encaminhamento correto dos resíduos recicláveis e orgânicos.

Além de repensar o consumo, a adesão ao projeto Lixo Zero pelo Sindicato tem como objetivos reduzir o lixo cujo destino são os aterros sanitários e/ou a incineração, além de estimular outras organizações e a sociedade a aderir às boas práticas. Assumindo o papel de Sindicato Cidadão, a entidade toma para si a responsabilidade de aderir a práticas sustentáveis de consumo, uso e descarte de lixo. Uma gestão ‘lixo zero’ é aquela que não permite que ocorra a geração do lixo – mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos.

As boas práticas e soluções para lixo zero, no entanto, não ficarão restritas à sede do Sindicato. A entidade está habilitada para receber materiais recicláveis, tornando-se um ponto de coleta na região. “Ao incorporar esse compromisso, esperamos ser referência às demais organizações sindicais e do terceiro setor, estimulando comunidades, de forma a fazer de Brasília e do DF um território sustentável. Integram esta visão o respeito, a valorização e a visibilidade aos catadores, nas cooperativas e associações, verdadeiros protagonistas desse processo”, explica o presidente do Sindicato, Kleytton Morais.



Da Redação