Sindicato, Fenae e Apcef realizam ato em defesa da Caixa

0

O Sindicato, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e a Associação de Pessoal da Caixa (Apcef) promoveram, nesta quinta-feira 20, ato em defesa da Caixa Econômica Federal. Realizada em frente à Matriz, no horário do almoço, a manifestação fez parte da campanha "O Brasil precisa da Caixa". Participaram do ato a deputada distrital e empregada da Caixa, Erika Kokay (PT), o presidente e o diretor da Fenae, respectivamente, José Carlos Alonso e Jair Pedro Ferreira, também membro da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE Caixa).

 

O secretário-geral do Sindicato e funcionário da Caixa, Enilson da Silva, criticou duramente o deputado federal Rodrigo Maia (PFL-RJ), que defendeu a demissão dos empregados da Caixa que receberam ordens para quebrar o sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa, o Nildo. “Esse parlamentar não tem moral para pedir a demissão de trabalhadores que apenas cumpriram ordens de superiores. Rodrigo Maia nasceu em berço de ouro e, provavelmente, nunca precisou trabalhar por longas jornadas e fazer horas-extras para se sustentar”, afirmou Enilson, lembrando a importância dos bancários da Caixa para o desenvolvimento do país.

Nas últimas semanas, a Caixa tem sido alvo de ataques dos senadores e deputados da oposição e da imprensa por conta da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Santos Costa, e têm culpado funcionários do banco pelo feito. Além de Brasília, também foi realizada uma manifestação mais ampla em defesa dos bancos públicos em frente à agência Tupinambás da Caixa, em Belo Horizonte. Os trabalhadores do Banco do Brasil, Banco da Amazônia (Basa), Banco do Nordeste (BNB) e Caixa Econômica foram orientados a vestir roupas vermelhas.

A campanha em defesa da Caixa já realizou manifestações no Acre, São Paulo e Porto Alegre. O deputado federal José Pimentel (PT-CE), bancário, juntou-se às entidades associativas, sindicais e populares (bancárias e não-bancárias), ONGs, organismos e personalidades políticas que subscrevem o manifesto “O Brasil precisa da Caixa”, lançado pela Fenae na segunda quinzena de março.