Sindicato faz protesto em agência contra demora do Itaú em responder demandas

0

O Sindicato realizou na tarde desta terça-feira 12 manifestação na agência do Itaú da 510 Sul em protesto contra o descaso do banco no trato com as reivindicações dos funcionários. Quase um mês após prazo solicitado pela própria instituição financeira para dar uma resposta, demandas como melhorias no plano médico e a substituição do plano odontológico permanecem em compasso de espera, angustiando os bancários.   

O prazo solicitado, de dez dias, para responder aos representantes sindicais terminou no dia 17 do mês passado e desde então o Sindicato tem cobrado o cumprimento da palavra empenhada pela empresa. “Manifestamos nosso repúdio a essa postura do Itaú, incompatível com sua posição conquistada de maior banco do País, após a fusão com o Unibanco”, afirma o diretor do Sindicato e funcionário do Itaú Edmilson Lacerda.

Durante a manifestação, diretores do Sindicato distribuíram salgadinhos aos bancários e clientes da agência, uma edição especial do Informativo Bancário sobre o assunto e esclareceram eventuais dúvidas acerca das reivindicações que foram apresentadas ao banco no dia 7 de abril (veja box). “Esperamos sensibilidade e rapidez por parte do banco, para pôr fim a essa situação de ansiedade pela qual os bancários estão passando”, cobra o também diretor do Sindicato e funcionário do Itaú Sandro Oliveira. 

REIVINDICAÇÕES NA QUARENTENA

No início de abril, o Itaú tomou ciência de uma série de reivindicações dos seus funcionários, trazidas pelo Sindicato em reunião na sede da entidade. De posse dessa pauta, o banco pediu um prazo de dez dias para dar uma resposta. O quadro a seguir mostra como está a situação, depois de quase um mês do fim do período.

 Os bancários querem…           …e o Itaú enrola
 Melhoria no plano médico     Não respondeu
 Substituição do plano odontológico     Não respondeu
 Mais segurança nas agências      Não respondeu
 Exame de reabilitação             Não respondeu
 Liberdade de atuação sindical       Não respondeu