O Sindicato realizou na tarde desta terça-feira 12 manifestação na agência do Itaú da 510 Sul em protesto contra o descaso do banco no trato com as reivindicações dos funcionários. Quase um mês após prazo solicitado pela própria instituição financeira para dar uma resposta, demandas como melhorias no plano médico e a substituição do plano odontológico permanecem em compasso de espera, angustiando os bancários.
O prazo solicitado, de dez dias, para responder aos representantes sindicais terminou no dia 17 do mês passado e desde então o Sindicato tem cobrado o cumprimento da palavra empenhada pela empresa. “Manifestamos nosso repúdio a essa postura do Itaú, incompatível com sua posição conquistada de maior banco do País, após a fusão com o Unibanco”, afirma o diretor do Sindicato e funcionário do Itaú Edmilson Lacerda.
Durante a manifestação, diretores do Sindicato distribuíram salgadinhos aos bancários e clientes da agência, uma edição especial do Informativo Bancário sobre o assunto e esclareceram eventuais dúvidas acerca das reivindicações que foram apresentadas ao banco no dia 7 de abril (veja box). “Esperamos sensibilidade e rapidez por parte do banco, para pôr fim a essa situação de ansiedade pela qual os bancários estão passando”, cobra o também diretor do Sindicato e funcionário do Itaú Sandro Oliveira.
REIVINDICAÇÕES NA QUARENTENA
No início de abril, o Itaú tomou ciência de uma série de reivindicações dos seus funcionários, trazidas pelo Sindicato em reunião na sede da entidade. De posse dessa pauta, o banco pediu um prazo de dez dias para dar uma resposta. O quadro a seguir mostra como está a situação, depois de quase um mês do fim do período.
Os bancários querem… | …e o Itaú enrola |
Melhoria no plano médico | Não respondeu |
Substituição do plano odontológico | Não respondeu |
Mais segurança nas agências | Não respondeu |
Exame de reabilitação | Não respondeu |
Liberdade de atuação sindical | Não respondeu |