Sindicato faz a alegria junina no Cebolão

0

Na noite que marcou o início do inverno, dia 21, uma sexta-feira, o Sindicato realizou na Praça do Cebolão, no Setor Bancário Sul, a Festa Junina dos Bancários, reunindo a categoria e populares em um encontro regado a música popular brasileira, especialmente forró, apresentação de quadrilha e que contagiou de alegria todos que lá estavam.

A atividade começou com o secretário de Política Sindical, Paulo Vinicius Santos da Silva, destacando que “a Praça do Cebolão é a Praça dos Trabalhadores no coração de Brasília, local onde arrancamos inúmeras conquistas dos banqueiros e defendemos o Brasil”. Ele aproveitou e agradeceu a comunidade presente, a CUT e a CTB. Estava dado o início da grande noite de alegria.

Meriele e banda abriu a festa, tocando um forró arretado e animado. Fez todos se animarem e cantarem juntos sucessos da MPB. A banda, majoritariamente formada por mulheres, apresentou um repertório que levou muitos a dançarem.

Em seguida foi realizada a apresentação da Quadrilha Pula Fogueira, do Itapoã. Usando argumentos e textos de Ariano Suassuna, fez uma apresentação diferenciada, que provocou a participação de muitas pessoas que não integravam o grupo, mas caíram na dança, formando novos pares que dançaram até o final, abrilhantando mais a apresentação, com mais gente e muitas cores.

No intervalo, Paulo Vinicius chamou o secretário de Aposentados do Sindicato, José Wilson da Silva, ex-presidente do Sindicato dos Bancários, para falar. Zé Wilson destacou que “o Sindicato está buscando resgatar a tradição de lutas desta praça; aqui conquistamos vitórias grandiosas para nossa categoria. Esta praça tem história, desde a década de 80 ela esteve abandonada e o Sindicato está resgatando para a nossa luta. Queremos transformá-la em um grande espaço de eventos culturais”. Antes de chamar o grupo principal da noite, Cangaceiros do Cerrado, PV declamou alguns poemas.

Cangaceiros do Cerrado, liderado por Helder Nascimento, acompanhado de Meriele, fez uma apresentação que animou mais o público a dançar forró, com muitos casais dançando e aqueles apaixonados mostrando que ainda há amor na vida. A banda tem uma trajetória de grandes animações e shows musicais, reafirmada em cada nova apresentação, como ocorrida na noite que iniciou o inverno.

O diretor do Sindicato Rafael Guimarães declarou que “o Sarau do Cebolão representa a unidade popular para resistir a ganância assassina dos bancos e buscar revitalizar este espaço de lutas históricas”.

A festa foi garantida também pela atenção e pelo excelente serviço da Valdeci e familiares, que venderam cerveja gelada, churrasquinho e comidas típicas para completar a noite.

O Sarau do Cebolão tem sido realizado uma vez por mês, desde o início do ano. A próxima noite de alegria, forró e poesia será em 19 de junho, sexta-feira, quando deverá ser mais um momento de festa e confraternização dos bancários e toda a população.    

Da Redação