Sindicato exige cumprimento de lei 7.102/83

0

Preocupado com a segurança dos bancários, dos clientes e dos usuários dos bancos, o Sindicato cobra das instituições financeiras o cumprimento da Lei 7.102/83, que trata de segurança privada e obriga a presença de vigilantes em agências bancárias. 

De acordo com a lei, ‘é vedado o funcionamento de qualquer estabelecimento financeiro onde haja guarda de valores ou movimentação de numerário, que não possua sistema de segurança com parecer favorável à sua aprovação, elaborado pelo Ministério da Justiça, na forma desta lei’. 

Clique aqui para ler a íntegra da Lei 7.102/83.

Reunidos em assembleia na noite de quarta-feira (21), na Praça do Cebolão, no Setor Bancário Sul, os vigilantes do Distrito Federal aprovaram greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (22).

Diante da grande adesão ao movimento paredista, que é legítimo e conta com apoio do Sindicato dos Bancários de Brasília, “exigimos que os bancos cumpram a lei, e que as agências bancárias não funcionem sem a presença do profissional de segurança. Nossa preocupação é com a vida dos bancários, dos clientes e dos usuários das agências bancárias”, afirmou a secretária-geral do Sindicato, Cida Sousa, que também é bancária.

Por conta da paralisação, a orientação é que os bancários de agências também evitem realizar serviços internos.  

Em virtude da greve dos vigilantes, o Sindicato encaminhou ofícios aos bancos exigindo o cumprimento da Lei 7.102/83 e também à Polícia Federal solicitando fiscalização nas agências bancárias que estão funcionando sem vigilantes.

Denuncie o descumprimento da Lei 7.102/83 à Polícia Federal: 

– site: http://www.dpf.gov.br/servicos/fale-conosco/denuncias 
– telefone: 194. 

Da Redação