Sindicato e Portfólio Sala Brasília apresentam a ousadia musical de Murilove em comemoração ao Dia do Bancário, nesta sexta, às 20h30

0

No dia 28 de agosto de 1951, os bancários pararam para reivindicar um reajuste salarial de 40%. Os bancos queriam dar apenas 20%. No entanto, os índices oficiais do governo à época apontavam um aumento de 15,4% no custo de vida. Foram 69 dias de paralisação e um reajuste de 31%. Da conquista obtida a partir da maior greve da história da categoria, nasceu o Dia do Bancário.

Para comemorar a data este ano, o Sindicato dos Bancários de Brasília apresenta o poeta, pensador, músico, cantor e compositor Murilo Timo, ou melhor, Murilove, no programa Portfólio Sala Brasília que será exibido no programa TV Bancários excepcionalmente nesta sexta (28), às 20h30, no Canal 12 da NET (TV Comunitária). Além de cantar composições autorais, ele fala de sua ideologia política, de seu jeito de compor e de sua carreira.

Provavelmente, você já conheça seu trabalho, porque ele ficou em primeiro lugar na categoria “interpretação” do Talentos Fenae/Apcef 2019, com “Mia Gioconda”, de Vicente Celestino, e “Desculpa”.

Aliás, ele tem esse dom de levar prêmios para casa. Em 2018, foi o primeiro colocado na modalidade “composição”, quando apresentou “Dívida de Vida”. Com sua filosofia, irreverência e jeito de maluco, como ele se autodenomina, Murilove vem conquistando seu espaço profissional.

Criado para colaborar com artistas do DF durante a pandemia, que tanto tem afetado a classe artística, o projeto tem apoio cultural do Sindicato, em uma ação de seu presidente, Kleytton Morais, e da secretária de Cultura, Talita Régia.

“Apesar desse momento delicado de pandemia por que passa o país, por conta do qual não podemos nos reunir presencialmente, o Sindicato não poderia deixar passar em branco uma data que é tão cara à categoria bancária”, afirma Talita.

Sobre o Portfólio

O programa foi idealizado pelo músico Adriano Rocha e é realizado com o apoio cultural do Sindicato dos Bancários do DF. Para a seleção dos artistas, a curadoria leva em conta: a sua situação econômica em consequência da Covid-19, questões de gênero e raça e que sejam apresentados trabalhos autorais.

Entre os objetivos do projeto está a entrega de um portfólio a cada participante, com sua criação, estilo e personalidade artística. O programa vai ao ar aos domingos, às 20h, e é transmitido pelos canais do YouTube do Sindicato dos Bancários do DF e do Portfólio Sala Brasília, mas esta semana essa agenda está sendo mudada e por um ótimo motivo: o Dia do Bancário!

Portfólio Sala Brasília

Data: 28/8, às 20h30, com Murilove (https://murilove.com.br/)
Canais: TV Bancários, às 19h, no Canal 12 da NET (TV Comunitária), com transmissão pelo canal do Sindicato youtube.com/bancariosbsb
Contatos: Assessoria Sindicato dos Bancários – (61) 3262-9090

Da Redação