Sindicato é contra abertura de agências da Caixa neste sábado 12

0

O Sindicato dos Bancários de Brasília se posiciona veementemente contra a abertura das 500 principais agências da Caixa em todo o país, incluindo algumas no Distrito Federal, neste sábado (12). Além de extrapolar a jornada legal dos empregados, que é de segunda a sexta-feira, o funcionamento extraordinário das unidades ocorre justamente na véspera do Dia das Mães.

Representando os sindicatos e os empregados, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) já tinha se reunido no dia 26 de abril com o diretor de Recursos Humanos da Caixa, Nelson Antônio de Souza, em Brasília, reivindicando que as agências não fossem abertas. Mas a direção do banco não voltou atrás.

Sábado não é dia de expediente bancário

A jornada legal dos bancários é de seis horas, de segunda a sexta-feira, conforme prevê a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). “Vamos denunciar a abertura das agências no sábado junto à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Absurda, a decisão da Caixa é uma agressão aos trabalhadores”, afirma Fabiana Uehara Proscholdt, diretora do Sindicato e da Contraf-CUT.

Segundo o artigo 224 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sábado não é dia de expediente bancário. Já a Lei 4.178/62 estabelece que o funcionamento aos sábados só seria possível em caso de trabalho extraordinário, com regras claras previstas no artigo 61 da CLT, segundo o qual para fazer face a motivo de força maior, seja para atender à realização ou conclusão de serviços inadiáveis ou cuja inexecução possa acarretar prejuízo manifesto.

Da Redação