Sindicato e bancários realizam ato de protesto contra desrespeito e descaso da Caixa

0

 

Nesta segunda-feira (17), em função da entrega da pauta de reivindicações específicas à Caixa, a entrada do edifício Matriz I foi novamente palco de protesto dos empregados, em ato convocado pelo Sindicato. Os bancários e bancárias, a maioria vestidos de preto, expressaram indignação com o descaso e o pouco respeito da empresa para com os trabalhadores, em plena campanha salarial.  

A Caixa engavetou sua proposta de PCC que deveria ter sido apresentada até 31 de junho, realizou seleção para analista júnior em processo condenável sob vários aspectos e anunciou o desconto de dias da greve de 2008, que, segundo normas estabelecidas pela empresa, ao arrepio do acordo coletivo, estariam pendentes de compensação. O Sindicato já recorreu contra a derrubada, no dia 31 de julho, da liminar que suspendia o desconto no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e está tomando outras medidas enérgicas contra a pressa no desconto. A Caixa foi o único banco a desrespeitar acordo coletivo em relação ao dias parados.

Para o coordenador do coletivo da Caixa no Sindicato, Adilson de Souza, "a manifestação foi boa para mostrar o descontentamento dos funcionários com as questões do PCC, jornada estendida de trabalho, falta de pessoal e desrespeito aos acordos coletivos". Ele considera ainda que a situação da Caixa seja a pior entre os bancos.
Na maioria das unidades, a regra é a realização de horas extras, falta de reconhecimento e respeito. As conseqüências são sobrecarga de trabalho, problemas de saúde, prejuízos à convivência com familiares e amigos e perda da qualidade de vida.