Sindicato e aprovados reforçam mobilização em ato no Matriz 1 da Caixa pela ampliação do cadastro de reserva

0

Os excedentes aprovados no concurso da Caixa de 2024 seguem mobilizados pela ampliação do cadastro de reserva, medida necessária para que possam ser contratados. A luta conta com o apoio do Sindicato, que se somou ao ato realizado nesta quinta-feira (18) em frente ao prédio Matriz 1 da instituição.

Durante a mobilização, que teve a participação da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), aprovados e dirigentes sindicais reafirmaram a necessidade urgente de contratação de pessoal. A ampliação do cadastro de reserva, com a convocação dos aprovados, atende ao princípio da economicidade na Administração Pública, fortalece a Caixa e melhora os serviços prestados à população.

“O que estamos defendendo aqui não é nenhuma maluquice. É uma proposta viável, legítima e legal. Por isso estamos presentes nesta luta. O Sindicato dos Bancários de Brasília já reconheceu essa legitimidade. A Federação Central do Norte também. Agora, falta apenas a direção da Caixa enxergar o mesmo”, cobrou Antonio Abdan, diretor do Sindicato e integrante da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa).

O Sindicato e os aprovados têm buscado todas as formas de diálogo com a direção da Caixa, que resiste em apresentar uma solução. “O Ministério Público já declarou que a ampliação do cadastro de reserva não fere o Termo de Ajustamento de Conduta, tudo estará dentro da lei. Mesmo assim, a Caixa se mantém intransigente”, destacou Elis Regina Camelo Silva, diretora do Sindicato. “Isso contrasta com a realidade das agências superlotadas, trabalhadores sobrecarregados e filas cada vez maiores, o que desrespeita bancários, concursados e a sociedade.”

Sobrecarga da categoria precisa ter fim

A dirigente ressaltou ainda que a contratação dos aprovados em todas as etapas do concurso de 2024 representaria economia para os cofres públicos. “É muito mais econômico do que realizar um novo concurso, que seria mais oneroso e ainda aumentaria o desgaste dos bancários já sobrecarregados, situação que tem levado ao adoecimento da categoria”, afirmou Elis Regina.

O diálogo entre Sindicato, aprovados e gestores da Caixa continua. “Confiamos que os gestores encontrarão uma solução, aproveitando os aprovados em todas as fases”, disse Marcos Rodrigues Siqueira, da Comissão de Aprovados.

Com o ato em frente à Matriz I, Sindicato e aprovados buscaram apresentar alternativas concretas. “Fazemos mais um apelo: por que não aproveitar os excedentes, que já foram aprovados em todas as fases? Por que não ajustar o quadro de empregados da Caixa?”, questionou Siqueira.

Uma Caixa para servir à sociedade

O diretor do Sindicato Wandeir Severo destacou o papel social do banco. “Transformar a Caixa em apenas mais um banco em busca de lucros não interessa ao Brasil. O que o povo precisa é de uma Caixa presente em todos os cantos do país. Para isso, é preciso contratar mais empregados e empregadas”, afirmou. “A contratação dos aprovados por meio da ampliação do cadastro de reserva é a fórmula perfeita: uma sociedade que precisa da Caixa, uma Caixa que precisa de trabalhadores, e concursados prontos para assumir.”

Na mesma linha, o diretor de Comunicação do Sindicato, Ronaldo Lustosa, reforçou: “É fundamental contratar os aprovados. O Sindicato acompanha o drama dos funcionários pressionados e da população em enormes filas. A convocação dos excedentes é a solução adequada para todos. O Sindicato dos Bancários de Brasília sempre esteve lado a lado com os aprovados, sejam os já contratados ou os que seguem lutando pela ampliação do cadastro de reserva.”

Pedro César Batista
Colaboração para o Sindicato