Sindicato denuncia ao TCU uso da Caixa em campanha antecipada de Bolsonaro

0

O Sindicato dos Bancários de Brasília apresentou ao Tribunal de Contas da União (TCU) denúncia de uso de recursos e de estruturas da Caixa em campanha antecipada de Bolsonaro à reeleição. A iniciativa foi tomada em conjunto com a Federação Centro Norte (Fetec-CUT/CN).

Ação protocolada pela assessoria jurídica em nome das duas entidades pede ao TCU fiscalização de gastos arcados pela Caixa com viagens do presidente da empresa, Pedro Guimarães, para acompanhar o presidente da República em inaugurações de obras que denotam antecipação de campanha eleitoral.

As representações da categoria bancária cobram investigação também do contrato de imagem firmado com o narrador de rodeio Cuiabano Lima, cujos termos não foram disponibilizados pela Caixa. Cuiabano é, reconhecidamente, figura próxima a Jair Bolsonaro.

“Essa direção criou inclusive uma superintendência nacional para cuidar das viagens do presidente. Nos bastidores já chamam de CAIXATUR. As denúncias explicitam a prática de atos lesivos ao patrimônio da Caixa praticados por Pedro Guimarães”, reforça Fabiana Uehara, secretária-geral do Sindicato e coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa).

Além de apresentar denúncia ao TCU, o Sindicato e a Fetec-CUT/CN discutiram com a deputada Erika Kokay (PT-DF) o encaminhamento de solicitação de informação ao Ministério da Economia sobre os gastos em viagens feitas por Pedro Guimarães, bem como a exibição do procedimento administrativo que culminou na contratação de Cuiabano Lima.

Da Redação