Sindicato denuncia ao MPT discriminação do BB a funcionários admitidos por decisão judicial

0

O Sindicato encaminhou ao Ministério Público do Trabalho (MPT)denúncia contra o Banco do Brasil por vetos discriminatórios em processos de ascensão, tendo como vítimas aprovados em concurso público que foram contratados somente após decisão da Justiça do Trabalho.

A informação repassada pelo Sindicato ao órgão investigador é de que a discriminação a esse grupo de funcionários tem sido sistemática. A denúncia dá conta, por exemplo, de casos de classificados em seleções para ascensão profissional que foram, inexplicavelmente, vetados pela Diretoria de Pessoas (DIPES), após cumprida toda a tramitação interna.

Para o Sindicato, trata-se de perseguição aos trabalhadores pelo fato de terem exercido o direito constitucional de acesso à Justiça. “É inconcebível que isso esteja ocorrendo em uma instituição com o porte e com a história do Banco do Brasil. É um retrocesso civilizatório absurdo. Inaceitável”, diz Marianna Coelho, secretária de Assuntos Jurídicos do Sindicato.

A denúncia ao Ministério Público do Trabalho contempla também solicitação do Sindicato para que a conduta patronal seja apurada.