Sindicato convoca funcionários das agências do BB para plenária na quinta (13)

0

O Sindicato convoca os funcionários do Banco do Brasil para plenária nesta quinta-feira (13), às 19h, em sua sede (EQS 314/315), para discutir estratégias de encaminhamento sindical sobre o anúncio feito pelo Banco do Brasil na semana passada de mudanças nas agências do DF, relacionadas à migração de carteiras para escritórios e, consequentemente, redução de funcionários em praticamente todas as dependências de atendimento físico atuais.

 
Embora não tenha sido anunciada a redução de cargos e funções, o receio é de que haja uma precarização das condições de trabalho e de atendimento, que já estão ruins desde a última reestruturação do banco, uma vez que as agências irão permanecer no mesmo espaço físico, mas com menos funcionários, considerando que muitos deles migrarão junto com as carteiras.
 
O Sindicato vê com preocupação a medida de migração de carteiras de clientes exclusivos, personalizados, para escritórios digitais e restritos por nível de renda, reduzindo funcionários das agências de varejo que atenderão basicamente clientes de média e baixa rendas, descaracterizando o papel do BB de banco público.
 
“Além disso, durante nossas visitas nos locais de trabalho, constatamos que está havendo muito temor e incertezas por parte dos bancários, de que o anúncio do BB signifique o enfraquecimento do banco com vistas à privatização”, observa Rafael Zanon, secretário de Imprensa do Sindicato e funcionário do BB.

“Percebemos um claro desmonte dessa instituição secular e um desrespeito à população e principalmente aos seus valorosos funcionários, responsáveis pela grandeza e sucesso do BB ao longo dos anos. Vamos, juntos,  encaminhar a luta contra mais esse ataque ao maior banco público do país”, complementa o diretor do Sindicato Jefão Meira.