Sindicato convida bancários da Caixa a participarem da eleição da Cipa. Inscrições vão até o dia 29

0

O Sindicato convida os empregados da Caixa a participarem da eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). O período de inscrição de candidaturas já está aberto e segue até o dia 29 de junho.

A iniciativa segue o que determina o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), o normativo interno RH198 da Caixa e a Norma Regulamentadora nº 05 do Ministério do Trabalho e Emprego (NR-05), que orientam a constituição da Cipa como instrumento fundamental na promoção da saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Para registrar a candidatura, o empregado deve acessar o sistema interno da Caixa e seguir as instruções do link indicado no comunicado oficial. É imprescindível ter o mínimo de candidatos para viabilizar a realização da eleição. Caso o número não seja atingido, o processo será encerrado e reaberto em até 10 dias.

O mandato dos cipeiros será de 1º de agosto de 2025 a 31 de julho de 2026, com possibilidade de uma reeleição. Serão eleitos membros titulares e suplentes, que terão a missão de atuar como agentes multiplicadores da Gipes (Gestão de Pessoas) com suporte técnico do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).

Entre as atribuições da Cipa estão a de fiscalizar e investigar condições de trabalho nas edificações, e acompanhar as medidas adotadas para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores. “A Cipa é essencial para o mapeamento de riscos de acidente de trabalho e de saúde mental. Por isso, chamamos os empregados da Caixa a participarem do processo”, reforça a secretária de Saúde do Sindicato, Vanessa Sobreira.

A Caixa recomenda que os candidatos tenham perfil de liderança, empatia, colaboração, senso coletivo e interesse nas ações de prevenção, como a Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho).

No dia da eleição, os empregados receberão um link para a votação, diretamente por mensagem.

Da Redação