Sindicato continua a luta em defesa do BRB

0

Dando continuidade à incessante luta em defesa do BRB público, o Sindicato se reuniu nesta quarta-feira (6) com o deputado distrital Raimundo Ribeiro, integrante da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa do DF, para buscar apoio contra o projeto de emenda à Lei Orgânica (PELO) 35/2016, de autoria da também distrital Telma Rufino. O projeto desobriga os servidores do GDF de terem de abrir conta no BRB quando contratados, e ainda precisa ser apreciado naquela comissão.

O Sindicato argumentou sobre a impropriedade da medida, seja pelo fato de ela atentar contra o banco público, cujo controlador é o pagador dos servidores, o GDF, seja por já existir mecanismo que permite ao servidor transferir seus recursos para o banco desejado via portabilidade.

O deputado Raimundo Ribeiro disse que compreende que há servidores que gostariam de ter esta possibilidade, e ainda que não tem absolutamente nada contra o banco público. Ele enfatizou, porém, que o importante é que o BRB seja eficiente e preste o melhor serviço possível aos servidores do GDF, pois, segundo ele, o cliente, que é um cidadão, deve ser a prioridade de qualquer serviço público, inclusive o bancário.

“Concordamos com o deputado sobre a importância de um serviço de excelência por parte do BRB para com os servidores do GDF, até porque este é o único meio de reter este cliente e evitar que ele migre para outro banco via portabilidade”, destacou Eustáquio Ribeiro, diretor do Sindicato. “Entendemos ainda que o BRB se destaca no atendimento ao público, em especial aos servidores do GDF que mantêm conta no banco, porém isto pode ser melhorado”, complementa o dirigente sindical.

O parlamentar disse que os bancários do BRB podem contar com seu apoio contra o projeto, mas fez questão de ressaltar que o banco precisa demonstrar, no menor espaço de tempo possível, um serviço de excelência para poder continuar a contar com seu apoio para esta exclusividade.

Seminário sobre o BRB


Na reunião com Raimundo Ribeiro, aproveitando as palavras do deputado, quando ele afirma a necessidade de o banco demonstrar eficiência e atendimento de excelência, o Sindicato solicitou apoio à iniciativa de realização de um seminário sobre o BRB. No evento, o Sindicato afirmou que a diretoria do banco, e o governo em especial, devem demonstrar o que tem de norte para o BRB, inclusive sobre a dependência que tem ainda hoje de necessitar tanto da exclusividade dos clientes servidores do GDF.

O deputado se prontificou a ajudar na realização do seminário, e afirmou que fará esforços no sentido de ajudar a buscar atores importantes para o debate, o qual, segundo ele, é fundamental.

“Foi uma conversa proveitosa e produtiva com o deputado Raimundo Ribeiro. O Sindicato e a Fetec-CUT/CN comungam de algumas ideias comuns com ele, tais como a necessidade de eficiência e excelência, especialmente no atendimento a toda a clientela, em especial aos clientes cativos, os funcionários do GDF. Queremos sim contar com o apoio do deputado para a realização do seminário, em que pretendemos discutir um norte para a perenidade do banco, até porque, para que a instituição possa evoluir em qualquer quesito, é fundamental que o controlador tenha clareza do que quer com o banco, e nisso o seminário pode contribuir”, frisou André Nepomuceno, secretário de Bancos Públicos da Fetec-CUT/CN.

O deputado Chico Leite, relator na CCJ do PELO 35/2016, também já se prontificou a ajudar para a consecução do seminário, que deve ocorrer ainda neste semestre.

Também participaram da reunião os diretores do Sindicato Cida Sousa e Daniel de Oliveira. 

PLR: assembleia dia 12 

O Sindicato convoca os bancários do BRB para assembleia no próximo dia 12 (terça-feira) para deliberar sobre os valores de PLR referentes ao segundo semestre de 2015. Será às 19h, na sede do Sindicato (EQS 314/315).

Atualizada às 17h56 

Da Redação