Sindicato consegue avanços nas negociações com o BRB

0

Foi realizada nesta quinta-feira, 25 de setembro, a terceira rodada de negociações das questões específicas com os representantes do BRB. O resultado é o seguinte:

Efetivação de substituições

O banco reiterou a disposição de efetivar todas aqueles que substituem há mais de 120 dias, bastando para isso que, no caso dos PAs (agências), o gerente-geral solicite à Surad e, no caso da Direção-geral, o gerente da unidade solicite ao Degep.

Revisão de PCS / PPR e PLR

O Degep preparou uma portaria, com a concordância do diretor da Dirad, a qual será submetida à diretoria colegiada do banco, propondo a implantação imediata da Comissão Paritária, formada por representantes do banco e do Sindicato, para discutir esses temas.

Educação/Qualificação

O BRB é contra formar Comissão Paritária para discutir este tema, por entender que se trata de ato de gestão, mas admite a discussão em mesa de parâmetros que norteiem a ampliação deste programa.
O Sindicato exige que esses parâmetros sejam objeto do Acordo Coletivo e já agendou com a comissão de negociação do banco discussão específica sobre esse tema na próxima rodada de negociação, ocasião em que apresentará propostas concretas sobre este assunto.

Estabilidade

A Dirad apresentará parecer favorável, em reunião da diretoria, estendendo a estabilidade prevista para os funcionários admitidos até 1999 a todos aqueles contratados a partir do ano 2000.

PPR / 2º semestre de 2008

O Degep fará uma projeção do impacto financeiro da aplicação da correção das tabelas do PPR com o mesmo percentual a ser aplicado sobre os salários em setembro, que resultem do Acordo Coletivo 2008. E submeterá à diretoria do banco. Com relação a função intermediária da Direção-geral, o Degep está fazendo levantamento de parâmetro de mercado para definição do valor a ser incluído na tabela do PPR.
Sobre as metas, o banco reafirmou que mantém diálogo com os gerentes das agências para ajustes necessários, visando a facilitação do seu atingimento.

“Embora o posicionamento da Dirad tenha sido positivo em diversos aspectos, o Sindicato exige a ratificação por parte da diretoria às proposições aceitas pela Dirad. O Sindicato exige também a correção das tabelas do PPR”, diz André Nepomuceno, secretário-geral do Sindicato.

Foi discutida ainda a situação dos funcionários afastados e com alta do INSS, para os quais a Dirad remeterá à diretoria colegiada parecer favorável ao pagamento de um salário de escriturário.
Por fim, o banco informou que os funcionários terão acesso ao site do Sindicato na intranet através de links externos, o que o Sindicato considera uma atitude positiva da direção do banco.