Sindicato cobra soluções para irregularidades na agência Corporate Center da Caixa

0

IMG_9238

 

Em minuciosa inspeção realizada na terça-feira (12) no ponto de atendimento Corporate Center da Caixa Econômica Federal – que atualmente passa por uma reforma –, o Sindicato constatou inúmeras irregularidades: extintores de incêndio vencidos, em quantidade insuficiente (apenas duas unidades) e com acesso obstruído; fiação exposta; reatores pendurados no teto; poeira; câmeras de segurança desligadas; empilhamento de caixas em todo o local; falta de isolamento da área onde estão sendo executadas as obras, entre outras. Logo após a visita técnica, o Sindicato procurou a Superintendência Regional (SR) Brasília Norte, que enviou dois gerentes ao local para apurar os problemas.

 

IMG_9074

 

Logo depois da visita, o técnico de Segurança do Trabalho do Sindicato, Edvaldo Martins, elaborou um relatório com os problemas detectados na unidade. Dentre outras as irregularidades, a empresa responsável pela reforma desobedece a critérios de limpeza, higiene e organização e a sala do ar condicionado está repleta de objetos e materiais de uso da empresa.

 

caixa_dupla_

 

Além desses, outras irregularidades foram percebidas pelo Sindicato: a telefonista estava trabalhando sem o fone de ouvido, falta de sinalização para indicar a saída de emergência, temperatura inadequada no auto-atendimento (25.4º), uma vez que os terminais exigem maior refrigeração e o funcionário que abastece os caixas eletrônicos executa as tarefas em condições insalubres, por conta do forte calor.

 

IMG_9160

O relatório identificou que o piso tátil, utilizado para guiar deficientes visuais, está sendo retirado da agência. Com isso, os deficientes ficam impossibilitados de acessar a unidade. Também não foi apresentado ao Sindicato o documento PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) devidamente atualizado, descumprindo, assim, a NR-9 do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

A vistoria no ponto de atendimento Corporate Center ainda contou com a presença de integrantes da RSLOG (regional de logística da Caixa), do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) e da empreiteira responsável pela obra. “Assim que recebemos as denúncias sobre as péssimas condições de saúde e de segurança da agência Corporate Center, comparecemos ao local e constatamos que a unidade não pode continuar funcionando nessas condições”, afirma a secretária de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, Fabiana Uehara Proscholdt.

 

Para não ter as portas da unidade fechadas, a superintendente da SR Brasília Norte Teresa Cristina se comprometeu a resolver os problemas e minimizar os danos aos bancários, aos clientes e aos usuários da agência. “A Caixa ficou de realizar a reforma no período noturno e concluir as obras até o próximo domingo (19). Caso isso não aconteça, tomaremos providências para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores e clientes”, acrescenta Fabiana.

 

Além de Fabiana Uehara, participaram da vistoria na agência Corporate Centrer os diretores do Sindicato Antonio Abdan, Renato Shalders e Sarah Rocha.

Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília