Sindicato cobra responsabilidade social dos bancos em campanha na TV

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A regulamentação do artigo 192, que estabelece o papel do sistema financeiro no país, é o mote da campanha de mídia que o Sindicato lançou esta semana e que está sendo veiculada nos intervalos comerciais das redes de TV Globo e Record.

Na Record, o VT foi ao ar na quinta-feira; na TV Globo, será rodado de quinta até domingo.

No vídeo (clique aqui para assistir), o Sindicato explora as contradições de um setor que, por um lado, registra os maiores lucros na economia brasileira, superando até mesmo o valor do PIB (Produto Interno Bruto) do país, mas que não reverte esse montante na forma de benefícios aos seus funcionários e à população em geral.

Pelo contrário, clientes e usuários são obrigados a enfrentar filas enormes e a pagar juros e tarifas cada vez mais altos – só no primeiro semestre deste ano, os bancos reajustaram em 433% as taxas de serviços que cobram dos clientes. “É falacioso o discurso das instituições financeiras que pregam aos quatro cantos a prática de uma política de responsabilidade socioambiental. Não passa de puro marketing”, critica o diretor do Sindicato e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), Eduardo Araújo.

O objetivo da campanha é desconstruir essa falsa imagem veiculada pelos bancos e mostrar a realidade dos bancários, alertando ainda para o verdadeiro papel que lhes cabe na sociedade. Complementa Eduardo: “o sistema bancário possui uma função pública e é preciso que se cumpra esse papel”. O tema está inclusive entre os eixos políticos da Campanha Nacional dos Bancários deste ano, conforme deliberação da 10ª Conferência, realizada no mês de julho.