Sindicato cobra providências imediatas para solucionar falhas no sistema do BRB

0

Os problemas no sistema do BRB, que se agravaram nas últimas duas semanas, estão afligindo a vida dos funcionários e clientes do banco. Nesta terça-feira (15) uma nova falha zerou o saldo disponível nas contas-correntes e em carteiras de investimentos de acionistas, causando mais transtornos. Equipes de tecnologia estão trabalhando para resolver as falhas. Mas ainda não há prazo para o restabelecimento do sistema.

O Sindicato aguarda resposta de ofício enviado ao BRB, na semana passada, solicitando reunião com o diretor de Tecnologia, Gustavo de Oliveira, para tratar sobre esses problemas que necessitam de providências imediatas, uma vez que, além de prejudicar a população, têm tido reflexos negativos na imagem do banco.

O Sindicato tem conhecimento de que os problemas gerados se deram em decorrência da migração de um sistema chave para o mainframe IBM. As principais causas disso seriam a falta de fiscalização efetiva dos contratos, erros graves de planejamento e o total descaso aos alertas dos funcionários e dos próprios analistas das empresas contratadas.

A falha no sistema do BRB teve início no dia 3 deste mês, quando os correntistas não conseguiram acessar o saldo, fazer saques ou outros tipos de operação. Clientes reclamam que a cada hora aparece um saldo diferente na conta. E que os depósitos feitos em envelope não estão sendo creditados.

O BRB argumenta que tem trabalhado num processo de atualização tecnológica ao longo de 30 meses, com a migração de 49 sistemas. Afirma que faltam 6 migrações, que são as mais complexas e que lidam mais com o dia a dia dos clientes. E que o problema dos saldos zerados restringe-se a clientes que possuem CDB Salário e não têm cheque especial.

Enquanto isso, os funcionários de todo o banco, em especial das agências e da própria tecnologia são prejudicados, tendo que se desdobrar nos seus afazeres, com sobrecarga de trabalho em busca de solução para um problema que não foi gerado por eles, e que está causando transtornos e constrangendo os correntistas e a clientela em geral.

Da Redação