Sindicato assina acordo coletivo com a Poupex

0

O Sindicato assinou, nesta terça-feira (11), o acordo coletivo de trabalho 2014/2015 com a Poupex. A proposta havia sido aprovada pelos funcionários em assembleia realizada, na quarta-feira (5), na sede do Sindicato. O acordo garante reajuste de 8,5% (aumento real de 2,02%) nos salários e demais verbas, de 9% (2,49% acima da inflação) nos pisos e de 12,2% no vale-refeição. 

Além de englobar o pagamento de abono único no valor de R$ 3.675,98 ao empregado admitido até 31 de dezembro de 2013, a proposta garante o crédito da Participação nos Resultados (PR) a todo funcionário contratado até 31 de dezembro de 2013, correspondente a 90% do salário-base mais verbas fixas de natureza salarial reajustado em setembro deste ano, acrescidos do valor fixo de R$ 1.837,99. 

Outro avanço foi no Abono Assiduidade, que assegura aos empregados a concessão de cinco dias úteis para cada ano de serviço prestado. O parágrafo primeiro destaca que o benefício é cumulativo por três anos e poderá, a pedido formal, ser convertido em pecúnia, por meio da folha de pagamento. 

O empregado genitor teve assegurado que, em caso de nascimento de filho, o afastamento das atividades por 10 dias úteis, sem prejuízo do emprego e da remuneração, a contar da data de nascimento.

No caso de falecimento da mãe, por ocasião do nascimento do filho, o empregado genitor terá assegurada a licença paternidade pelo período de 120 (cento e vinte) dias corridos. 

PCCS

O Sindicato e a direção da Poupex devem agendar um encontro na próxima semana para discutir a implantação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS). O plano deve ser viabilizado, de fato, em janeiro de 2015.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília