Sindicato assegura inclusão da categoria no Plano Nacional de Imunização contra a covid; assembleia hoje às 19h

0

Diante do anúncio, o Sindicato convoca a categoria para assembleia remota para esta terça, às 19h, pelo YouTube da entidade.

Graças à unidade de luta, as trabalhadoras e trabalhadores nos bancos e nos Correios foram incluídos no grupo prioritário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (6), durante reunião com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

“Com alegria informamos que os bancários e ecetistas são considerados categorias essenciais. Me solidarizo aos familiares que perderam seus entes queridos para o coronavírus e reforço que a campanha de vacinação significa esperança. Nosso sonho se materializa através do esforço coletivo. Continuaremos divergindo dentro da democracia brasileira, mas, neste momento, estamos unidos em um mesmo objetivo, que é colocar fim ao caráter pandêmico da Covid-19”, anunciou Marcelo Queiroga.

A reunião não estava prevista na pauta da Casa e foi conquistada devido a ampla pressão realizada pelo sindicato em frente ao Ministério da Saúde desde as primeiras horas do dia. Além do Ministro da Saúde, o encontro contou também com a participação dos presidentes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, da Febraban e dos Correios.

De acordo com Queiroga, a equipe do governo deverá finalizar o Informe Técnico que inclui bancários e ecetistas no PNI e encaminhar os demais ofícios necessários. Após esse trâmite, a expectativa é que na próxima semana seja operacionalizado e materializado a imunização das trabalhadoras e trabalhadores de ambas as categorias.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Kleytton Morais agradeceu a sensibilidade do Ministro em reconhecer a importância da prioridade de vacinação de bancários e ecetististas. Morais comemorou a conquista e afirmou que é um alívio poder finalmente levar essa notícia à base. Entretanto, Kleytton reforçou que, além de uma vitória, a inclusão das categorias no PNI é também uma questão de justiça.

“Nossa luta tem sido incessante. Desde março de 2020 temos nos empenhado para garantir a defesa da saúde e da vida da nossa categoria, que não parou nenhum dia e está diariamente sob risco eminente de contato com vírus. Essa notícia é esperança para nós que vivenciamos o drama de colegas que vêm sofrendo com essa pandemia, e representa uma dose extra de ânimo para continuarmos atuando com qualidade no atendimento à população e, principalmente, protegendo a nossa vida, das nossas famílias e dos clientes”, afirmou.

A secretária-geral do Sindicato dos bancários, Fabiana Uehara reafirmou que esta é uma grande vitória, isso porque dados oficiais do governo federal apontaram que a categoria bancária é uma das que mais têm sido impactadas pela pandemia de Coronavírus.

“Estamos há muito tempo numa árdua luta pela imunização. Os bancários e bancárias desenvolvem serviços essenciais e, mais que nunca, precisam se vacinar. O número de desligamento de contratos decorrentes de óbitos de bancários e bancárias é de quase 180%, o que reforça ainda mais a necessidade de inclusão desta importante categoria no Plano Nacional de Imunização”, ponderou.

Já a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos no Distrito Federal (Sintect-DF), Amanda Corcino reforçou a importância e a necessidade priorizar a vacina para os trabalhadores dos Correios.

“Sem dúvidas essa notícia nos traz um alívio, pois somos uma categoria que está todos os dias em contato com todos os brasileiros. Desde o início da pandemia somos considerados um serviço essencial, mas até então não tínhamos sido incluídos nesse Plano Nacional de Imunização. Agora, com essa boa notícia, poderemos continuar atendendo a população, mas com o resguardo de estarmos imunizados e com a diminuição do risco de contaminação entre os nossos familiares e clientes”, concluiu.

NA PRESSÃO #VacinaNoBraçodosBancários

A conquista foi fruto da luta coletiva e do empenho dos bancários e bancárias para pressionar e dar o recado da categoria ao governo. Uma série de mobilizações foram realizadas. Nesta terça-feira (6), os protestos começaram às 6h, na BR-020, descida do Colorado.

Logo após, o Sindicato dos Bancários e dos Trabalhadores dos Correios se concentraram em frente ao Ministério da Saúde e se mantiveram firmes até conseguirem reunião com representantes do governo.

Na tarde da segunda (5), o Sindicato também se mobilizou. Foram percorridas agências bancárias do SCS, Asa Sul e Norte, que tiveram suas atividades paralisadas. Os bancários também se mobilizaram pelas redes sociais, usando as hashtags #VacinaLogoIbaneis e #GovernadorIbaneisCumpraAPalavra. O Sindicato também se mobilizou colando cartazes em dezenas de agências cidade afora, para esclarecer a importância de priorizar a imunização da categoria e também realizando plenárias.

Leidiane Souza
Colaboração para o Seeb Brasília